IRONMAIDEN

O sugestivamente intitulado «Necro» serve doses muito consideráveis do horror e da brutalidade que caracterizam o OSDM, reafirmando os LIK como ilustres herdeiros do “serrote sueco”.

Os suecos LIK estão prontos para regressar à carga com um novo ataque sonoro intitulado «Necro», que vai ser lançado já amanhã, sexta-feira, dia 18 de Abril com selo Metal Blade Records. O quarto álbum de estúdio da banda promete expandir os limites do seu death metal tradicional, mantendo a intensidade e brutalidade que os fãs esperam. Dúvidas restassem, a Metal Blade Records juntou-se à LOUD! para estrear um streaming integral do disco, umas horas antes do seu lançamento oficial.

Recorde-se que, o mais recente tema de avanço para disco, «Morgue Rat», disponibilizado há uns dias, serviu uma descarga bem sombrio e densa, e conta com a participação especial de Linnea Landstedt (dos Tyranex e Ice Age) na voz. Segundo Tomas Åkvik, guitarrista e vocalista dos LIK, a canção foi inspirada em Karen Greenlee, uma infame necrófila californiana, e aborda a história de uma agente funerária incapaz de resistir ao fascínio dos mortos. Além do tema mórbido, o tema marca uma novidade na discografia da banda: “É a nossa primeira faixa com guitarras relativamente limpas”, revela Tomas.

Apesar desta fuga à norma, «Necro» mantém o equilíbrio entre velocidade e peso, trazendo momentos dinâmicos sem perder a agressividade que tornou o grupo uma referência do death metal escandinavo moderno. Fortemente influenciado por ícones do género como Dismember, At The Gates e Entombed, o disco apresenta uma abordagem que respeita as raízes características do OSDM, mas sem que os LIK tenham qualquer receio de explorar novas direcções.

A produção do disco ficou mais uma vez a cargo de Lawrence Mackrory (conhecido pela sua associação a nomes como Meshuggah, Katatonia ou Decapitated), parceiro dos LIK desde o disco de estreia «Mass Funeral Evocation», de 2015. As sessões de gravação decorreram no Necromorbus Studio, em Söderfors, um local isolado que ajudou a banda a canalizar toda intensidade do seu material. Todas as faixas foram registadas ao vivo, e em apenas três dias, com Åkvik a gravar posteriormente as vozes em Uppsala, nos Rorysound Studios de Mackrory.

O conceito visual do álbum reforça a atmosfera macabra. A capa, que pode ser vista em baixo, carrega a assinatura do tatuador e artista Jens Olsson (do estúdio Ink Fanatics), e evoca na perfeição o espírito dos filmes clássicos de terror extremo, repletos de sangue e violência gráfica. Como não poderia deixar de ser, as letras mergulham em histórias sombrias de guerra, morte, apocalipse e assassinatos, enquanto os riffs podres e cheios de ganchos se encarregam de trazer à vida essas narrativas.

Além de Linnea Landstedt, «Necro» conta ainda com contribuições de Nick Holmes (dos Paradise Lost e Bloodbath) e do próprio Lawrence Mackrory (dos F.K.Ü.), reforçando o peso e a diversidade sonora deste longa-duração. Para os melómanos e coleccionadores, os formatos físicos do novo álbum dos LIK já estão disponíveis para encomenda na loja virtual da Metal Blade Records.

01. Deceased | 02. War Praise | 03. They | 04. Worms Inside | 05. Morgue Rat | 06. Shred Into Pieces | 07. In Ruins | 08. The Stockholm Massacre | 09. Fields Of Death | 10. Rotten Inferno