LEMMY

AQUELA VERSÃO: LEMMY vs. «Overkill»

No dia em que se celebra o nascimento de LEMMY, torna-se incontornável referir «Overkill».

MOTÖRHEAD. Lemmy. Dezembro. E… «Overkill». Certamente que «Ace Of Spades» é o hino e, provavelmente, o tema com mais versões para a banda de LEMMY, mas aquele que é o tema-título do álbum que inicia a trilogia de 79 é uma força da natureza, como se pode provar na versão ao vivo de «No Sleep ‘Til Hammersmith», repetida por quatro vezes na edição comemorativa do célebre álbum. O tema está perfeitamente capturado no vídeo-clip oficial lançado na época.

Não muito diferente da que surgiria com o álbum ao vivo em 1981, diga-se. Já neste século, com uma formação completamente diferente e a celebrar trinta anos de banda, o tema mantinha-se forte. Afinal, “The only way to feel the noise is when it’s good and loud”. Após o desaparecimento de LEMMY, Mikkey Dee acabou por integrar os SCORPIONS e que melhor tema um baterista pode escolher para prestar homenagem a Lemmy? «Overkill», obviamente. E os SCORPIONS souberam transformar isso num momento bonito, ao mesmo tempo que apresentavam os MOTÖRHEAD a um público diferente, como se pôde experienciar quando fizeram a homenagem no Marés Vivas, em 2017.

O tema serve também para introduzir aqui um grupo que nunca se cansou de prestar a sua homenagem ao malogrado músico britânico e que, desde o primeiro disco, com «Motorbreath», soube colher frutos no som dos MOTÖRHEAD e, mais tarde, não hesitou em tentar a sua versão de «Overkill». Fala-se aqui dos METALLICA, claro. Em «Garage Inc.», de 1998, incluíram o tema e por diversas vezes o executaram ao vivo; sozinhos, com Hetfield a acompanhar LEMMY, ou em plena celebração na digressão dos “Big Four”.

De resto, foram muitas as vezes que tocaram com o músi, mas para a memória vai ficar para sempre a actuação como THE LEMMYS, na festa dos 50 anos do Sr. Kilmister – tocando «Overkill», obviamente. O respeito que James e Lars sempre tiveram pelo “padrinho” está bem patente, por exemplo, neste vídeo em que o recebem em estúdio.

Mesmo que tenha servido para dar nome a um grupo, «Overkill» pode não ter recebido tantas versões quanto seria desejável, mas a dos polacos VADER é digna de ser mencionada. Já mais estilizada, e com demasiado trabalho de estúdio, temos a dos GRAVE DIGGER, que figura no álbum «Pray», de 2008. A seguir, apenas para os curiosos, «Overkill» pode ainda servir para entrar num canal de versões dos MOTÖRHEAD, denominado… Cöverhead, pois claro!

Agora, a verdadeira cereja no topo do bolo, é ver Dave Lombardo, Troy Sanders e Alex Skolnick, com os METAL ALLIANCE, a celebrarem LEMMY. Afinal, bem vistas as coisas, não é só a 24 de Dezembro que se deve celebrar o legado de LEMMY… O Lemmy’s Day é sempre que um homem quiser, como dizia a velha cantiga.