Com mais de dois metros de altura, a estátua do lendário LEMMY foi finalmente aprovada pela Câmara Municipal de Stoke-on-Trent e vai ser erguida em Burslem, a cidade natal do malogrado líder dos MOTÖRHEAD.
Mesmo após ter falecido prematuramente, o Sr. LEMMY KILMISTER continua sempre a dar que falar. No Verão, o músico britânico foi alvo de uma homenagem a preceito no Wacken Open Air e em Novembro de 2023, conforme relatava o StokeOnTrentLive, foi proposta a construção de uma estátua do líder dos MOTÖRHEAD, no seu local de nascimento no Reino Unido. LEMMY nasceu Ian Kilmister em Burslem, uma das localidades que fazem parte da cidade de Stoke-On-Trent, em Staffordshire, antes de se mudar com a família para Newcastle-under-Lyme.
Agora, essa proposta foi finalmente aprovada pela Câmara Municipal de Stoke-on-Trent. A estátua será erguida na Praça do Mercado de Burslem, esculpida em argila de Staffordshire pelo renomado escultor local Andy Edwards e instalada num pedestal de mais de dois metros, projectado para se assemelhar a um palco suspenso. O pedestal será feito de uma estrutura rígida de aço inoxidável revestida de granito preto e incluiria o logótipo dos MOTÖRHEAD, bem como detalhes pessoais e da carreira de LEMMY.
“Prevê-se que o projecto possa eventualmente ser expandido para incluir possivelmente um café, um bar e um museu, para atrair ainda mais visitantes de todo o país e, potencialmente, de todo o mundo“, pode ler-se no pedido. “Embora Lemmy não seja talvez uma figura histórica como as normalmente homenageadas com estes memoriais, é importante reconhecer um ícone cultural tão influente e as suas ligações com esta cidade histórica.“
Uma maqueta apresentada com o pedido de planeamento para a estátua, mostrando como poderia ficar na Praça do Mercado de Burslem, pode ser vista em baixo. Até agora, foram amealhados £4.852 através de uma campanha do GoFundMe que vai ajudar a pagar a empreitada já em curso.
LEMMY faleceu a 28 de Dezembro de 2015, aos 70 anos, pouco após descobrir ter sido diagnosticado com um cancro. Como noticiado anteriormente, a edição deste ano do WACKEN OPEN AIR, acolheu uma homenagem ao icónico LEMMY KILMISTER, o falecido líder dos MOTÖRHEAD. O sentido “tributo” incluiu desfile, brindes comunitários e uma consagração das cinzas do ícone do rock no Lemmy’s Bar, na vila de Wacken, a que se juntou uma actuação surpresa dos membros sobreviventes do grupo, Phil Campbell e Mikkey Dee.
O guitarrista e o baterista participaram pela primeira vez num desfile com carros alegóricos com centenas de fãs obstinados da banda britânica, que começou no local do festival e passou pela vila de Wacken até ao Lemmy’s Bar. Aí, os presentes testemunharam Campbell e Dee a colocarem as cinzas de Lemmy — que estão alojadas numa mini versão da sua urna personalizada — numa ‘vitrine’ ao lado de um chapéu, de um par de botas, de um dos seus baixos e de um stack da Marshall.
“O Lemmy adorava tocar Wacken; houve um longo relacionamento entre a banda e o festival, uma vez que tocámos aqui pela primeira vez em 1997 e voltámos muitas e muitas vezes desde então”, afirmou Dee. “É bastante natural que ele esteja a voltar agora e tenha outro lugar para sempre aqui.” Campbell, por seu lado, acrescentou: “É óptimo que o Lemmy esteja no Wacken para sempre entre bons amigos. E fico feliz que haja outra casa onde as pessoas lhe possam fazer um brinde.”
Mais tarde, já no palco do festival, a veterana DORO, amiga pessoal do malogrado cantor e baixista, tratou de assegurar a presença de Campbell e Dee para protagonizarem uma empolgante interpretação de dois clássicos dos, «Love Me Forever» e «Ace of Spades», que levaram a multidão à loucura.