Muitos parabéns, Mr. Page! Nascido a 9 de Janeiro de 1944, o icónico guitarrista dos LED ZEPPELIN celebra hoje 81 anos.
O tema original é de 1951, assinado por Tiny Bradshaw, que se insere na escola do jazz e rhythm & blues. A influência do r&b em alguma pop britânica dos anos 60 é sobejamente conhecida, desde logo a começar nos THE ROLLING STONES. Foi assim natural ver os THE YARDBIRDS a pegarem no tema e a meterem lá o som de Jeff Beck. O realizador Michelangelo Antonioni gostou da banda e do tema, portanto resolveu inserir uma actuação do quinteto no filme ‘Blow Up’.
Embora Jimmy Page já integrasse o grupo, a estrela aqui ainda é Beck que, pela primeira vez no cinema, destrói uma guitarra frente a uma câmara de filmar. É aqui que o tema é, de facto, imortalizado pela primeira vez. Eventualmente, Beck acabaria por sair do grupo, deixando Page como único guitarrista, e ainda há tempo para este, em 1968, gravar uma versão para TV. Pouco depois, os THE YARDBIRDS terminariam a sua carreira; ou melhor, ficava apenas Page, que não era fundador, a assumir os contratos da banda.
Por esta altura, a história é por demais conhecida. Page socorre-se do seu conhecido John Paul Jones, encontra Robert Plant e John Bonham. O resultado, temporariamente apelidado THE NEW YARDBIRDS e, uns tempos depois, LED ZEPPELIN. E qual foi o primeiro tema que os quatro tocaram juntos? Exactamente, «The Train Kept A-Rollin’».
Embora os LED ZEPPELIN tivessem tocado o tema na digressão norte-americana de 1969, o facto é que este nunca foi elegível entre as muitas versões e adaptações de clássicos do r&b que serviram de base aos primeiros dois álbuns. Caído na catadupa de canções que o grupo gravava por essa época, o tema acaba esquecido até aos anos 80.
No regresso dos LED ZEPPELIN à Europa continental, é este o tema escolhido para abrir a digressão. Fica a curiosidade que aquele que foi o primeiro tema a ser tocado pelo grupo, e o primeiro da última digressão da banda, nunca entrou num disco oficial até ao seu término.
E a história podia terminar agora, não? Pois, a história da fénix. Steven Tyler, grande fã dos LED ZEPPELIN, acabaria por formar os AEROSMITH. Em 1974, no segundo álbum da banda, «Get Your Wings», surgiria uma versão do tema, que se tornaria um clássico do grupo de Boston e um dos seus primeiros sucessos.
Já em 1990, Tyler e companhia encabeçaram o festival Monsters Of Rock em Donington e, nos dois últimos temas, contaram com um convidado muito especial: Jimmy Page. Obviamente, «The Train Kept A-Rollin’» foi escolhida para o momento. Uns anos mais tarde, a cena repetir-se-ia, mas em formato XXL, naquelas festas auto celebratórias que a indústria da música tanto aprecia. Jeff Beck, Jimmy Page, Ronnie Wood, Joe Perry, Flea e os METALLICA, no mesmo palco, a interpretarem o clássico.
Podia ficar por aqui a história desta canção? Sim, podia. No entanto, ela serve também para perceber a energia dos tantas vezes ignorados HANOI ROCKS em palco e como estes, em 1983, estavam muito à frente dos GUNS N’ ROSES. Como é óbvio, uns anos depois, a banda de Axl Rose também faria a sua versão, na gigantesca digressão de promoção aos «Use Your Illusion», mas lá está…
Nada bate o suor de um clube, mesmo quando se têm os AEROSMITH em palco. E uma “malha” com um histórico assim teve de ter a bênção de Lemmy que, já em 1980, tocava o tema ao vivo, na mesma digressão em que gravaria o clássico «No Sleep’Til Hammersmith». Nada mal para um tema que este ano completa 70 anos de idade.