O lendário Jimmy Page lançou uma versão demo «The Rain Song», à altura da gravação intitulada «The Seasons», para comemorar o quinquagésimo aniversário do lançamento do álbum «Houses Of The Holy». O músico britânico divulgou a canção através do site oficial, numa publicação datada de ontem, 28 de Março, usando a secção ‘On This Day’. “Neste dia, há 50 anos, foi lançado o «Houses Of The Holy»”, escreveu Page. “A minha ideia original para as faixas de abertura do «Houses Of The Holy» era que uma abertura curta seria uma introdução instrumental empolgante, com guitarras elétricas, em camadas que seguiriam para «The Seasons», mais tarde intitulada «The Rain Song». Depois, um novo movimento instrumental de guitarra contrastante com o mellotron, que podia levar à primeira linha vocal do álbum e ao primeiro verso da música.” Sobre a origem desta gravação, Page explica que “a «The Seasons» foi apenas um memorando para mim mesmo, um lembrete da sequência da música e de várias das ideias que tive num estágio embrionário. Trabalhei nisso uma noite em casa. Durante a rotina da abertura, agora intitulada «The Plumpton And Worcester Races», nasceu a secção do intervalo e a abertura foi moldada na «The Song Remains The Same». Esses ensaios foram feitos em Puddle Town, no rio Piddle, em Dorset, Reino Unido.”
Para os geeks dos LED ZEPPELIN, o Sr. Page deixa esta informação: “O primeiro conjunto de gravações foi feito no Olympic Studios com George Chkiantz. Em seguida, viemos gravar em Stargroves, a casa de campo de Sir Mick Jagger e, como Headley Grange, com o camião de gravação dos Rolling Stones.” Note-se que «The Seasons» foi lançada de forma pouco ortodoxa nos dias que correm. sem alarido. O tema foi disponibilizado através do site de Page, não dos LED ZEPPELIN, e as contas oficiais do grupo nas redes sociais não divulgaram o tema. Tudo isto torna-se ainda mais interessante se tivermos em conta que este é o primeiro lançamento autorizado de música dos LED ZEPPELIN desde que lançaram um single de vinil, com misturas alternativas de «Rock And Roll» e «Friends», no Record Store Day de 21 de Abril de 2018. O músico parecia estar ciente desta gravação ao longo dos anos, mas tudo indica que a perdeu e, depois, a recuperou, em algum momento entre 2014 e 2020. “ “, disse Jimmy Page uma entrevista de 2020 à Rolling Stone. “Tem a orquestração completa, da mesma forma que vocês a conhecem, mesmo com o pedaço no meio onde fica um pouco mais pesado, antes de voltar às partes leves. Não é tocada tão bem como a versão de John Paul Jones, porque eu já sabia que ele podia fazer um bom trabalho. Mas está lá, cada parte, cada frase, um pouco diferente.“
On this day, 50 years ago today, Houses of the Holy was released.
— Jimmy Page (@JimmyPage) March 28, 2023
‘The Seasons’, later to be titled ‘The Rain Song’ was a memo to myself as a reminder of the sequence of the song and various ideas I’d had for it in its embryonic stage. Listen here:
⏩ https://t.co/nYUSzMtgSc