Já está disponível o episódio #10 de “Led Zeppelin History”, o décimo capítulo de uma mini-série de vídeos que celebra o que aconteceu a partir do momento em que os membros dos LED ZEPPELIN entraram no Olympic Studios para gravar o seu primeiro álbum, há 50 anos. Formado pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista John Paul Jones, na altura jovens instrumentistas de sessão em Londres, o grupo ficaria completo com Robert Plant na voz e John Bonham na bateria, dois músicos talentosos mas sem grande experiência.
Juntos, os quatro redefiniram os limites da música rock enquanto ampliavam o seu poder visceral, o seu abandono despreocupado e, sim, também algumas das suas falhas. «Led Zeppelin», a estreia homónima, seria editada a 17 de Janeiro de 1969 e mudaria para sempre cenário da música rock derivada dos blues. Canções como «Communication Breakdown», «Good Times, Bad Times», «Dazed And Confused» e «Babe I’m Gonna Leave You» carregavam a diversidade, a dinâmica e os sons anteriormente desconhecidos no espectro da música feita com guitarras distorcidas, electrizando as massas e vendendo mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.
Apesar de terem recebido um número surpreendente de críticas negativas por parte da imprensa, apenas dez meses depois, em Outubro de 1969, os quatro músicos lançariam um sucessor igualmente inovador, o incontornável «Led Zeppelin II». 50 anos depois, os LED ZEPPELIN continuam a ser uma das bandas mais importantes da história da música, e sobretudo do rock, sendo que as suas canções continuam a ser descobertas e adoradas por cada nova geração.
A LOUD! precisa da tua ajuda para poder continuar a oferecer jornalismo de qualidade, aberto e independente. Por maior ou menor que seja, qualquer contribuição por parte dos nossos leitores é incrivelmente valiosa. Para mais detalhes ou para fazeres uma doação, encontras toda a informação AQUI. Obrigado!