GUANOAPES

BLAME ZEUS aqueceram, LEAVES’ EYES incendiaram — uma noite de metal sinfónico e muita emoção no RCA Club, em Lisboa.

O concerto dos LEAVES’ EYES, no RCA Club, em Lisboa, que decorreu no passado dia 4 de Abril de 2025, inseriu-se na digressão europeia Myths Of Fate European Tour 2025. Originalmente agendado para Março do ano passado, uma alteração na rota obrigou ao adiamento do concerto para este ano. Depois do Porto ter sido brindado com o metal sinfónico/viking, na sexta-feira foi a vez de Lisboa receber esta digressão.

Como seria fácil de prever, a banda apresentou o seu mais recente álbum, «Myths Of Fate», lançado a 22 de Março do ano passado, mas foi ao som de «Chain Of The Golden Horn», de «The Last Viking», que subiram ao palco da sala Lisboeta e agarraram o público logo ao início dos primeiros acordes. Seguiu-se «Hammer Of The Gods», do mais recente registo, e a excelente «Across The Sea», do álbum «Sign Of The Dragonhead».

Ao longo da noite, a viagem foi prosseguindo pelo fundo de catálogo do grupo, com a vocalista Elina Siirala a destacar-se pela sua excelente performance vocal operática, sempre bem complementada pelos guturais de Alexander Krull. Em «Sign Of The Dragonhead» tivemos até direito a Krull vestido a rigor de viking, incluíndo uma espada e tudo.

Apesar do foco ter estava nos mais recente quatro discos, houve direito a algumas viagens ao passado mais distante dos LEAVES’ EYES, com clássicos como «Farewell Proud Men», de «Vinland Saga», de 2005, e «My Destiny», de «Njord», de 2009. A fechar a noite ouviu-se ainda mais uma excelente malha do mais recente disco, intitulada «Forged By Fire».

A primeira parte do espectáculo ficou em muito boas mãos com a presença dos nacionais BLAME ZEUS, que deram um belo concerto, e que merecia definitivamente mais pessoas a vê-los. Ainda assim, as que estavam presentes fizeram-se ouvir e não faltaram temas como «Speechless», logo a abrir, «Penitent», «Stitch» e «Left For Dead», da novidade «Laudanum», e a terminar a habitual «Burning Fields».