LAMP OF MURMUUR

LAMP OF MURMUUR: Novo LP, «The Dreaming Prince In Ecstasy», para ouvir na íntegra — e em antecipação [streaming]

Fundindo triunfo e tormento num só ritual sonoro, o misterioso (e muito aplaudido) projecto norte-americano LAMP OF MURMUUR regressa com o seu álbum mais ambicioso até à data.

A poucas horas do lançamento oficial, os enigmáticos LAMP OF MURMUUR disponibilizaram o seu novo álbum, «The Dreaming Prince In Ecstasy», para audição integral no canal Black Metal Promotion. O disco, editado pela independente Wolves Of Hades, marca o quarto longa-duração de uma trajectória que tem desafiado as convenções do black metal contemporâneo e consolidado o projecto como uma das vozes mais distintas da sua geração.

Dois anos após «Saturnian Bloodstorm», o mentor por detrás dos LAMP OF MURMUUR volta a erguer o cálice do triunfo com uma nova invocação de devoção e de elegância. Desde o surgimento, esta entidade obscura tem ascendido gradualmente como uma das propostas mais respeitadas da nova vaga do black metal underground, mantendo uma aura de mistério que só reforça a sua força artística.

Se «Saturnian Bloodstorm» fervilhava num fogo indomável e «Submission And Slavery» mergulhava na catarse e no purgatório, este «The Dreaming Prince in Ecstasy» apresenta-se como a fusão dessas duas vertentes — “o verso e reverso da mesma moeda ensanguentada”, onde coexistem tanto triunfo como o luto, a transcendência e o tormento. Sob camadas de vigor negro e insanidade, o músico desenrola uma narrativa que transcende o sonho, numa busca incessante pela libertação espiritual através do sacrifício.

Segundo o comunicado de imprensa, este novo longa-duração manifesta “a vontade das Sete Lanças” — uma metáfora ritualista que percorre toda a composição — com um gesto simultaneamente delicado e ameaçador. O resultado final é a proposta mais ousada e aventureira dos LAMP OF MURMUUR até este momento: uma proverbial viagem luxuriante entre o onírico e o infernal.

Inspirado pela majestade primordial do black metal, mas recusando-se a ser refém das suas limitações, os LAMP OF MURMUUR continuam a prosperar sem dever seja o que for à convenção, à repetição ou ainda às expectativas do público. Nesse sentido, o «The Dreaming Prince On Ecstasy» acaba por ser, mais uma vez, uma declaração de independência e de visão intransigente, empurrando as fronteiras do género para territórios onde o espiritual e o grotesco se entrelaçam.

Musicalmente, o LP tece uma tapeçaria de contrastes: riffs clássicos enraizados na tradição, sobrepostos a tonalidades góticas e a uma luxúria de heavy metal triunfante. O resultado é uma metamorfose contínua, uma celebração da mutação e da liberdade criativa. Cada faixa soa como um novo feitiço — ora abrasivo, ora hipnótico — mas sempre imbuído de um sentido profundo de transcendência e desafio.

Com edição internacional marcada para amanhã, sexta-feira, dia 14 de Novembro, via Wolves Of Hades, o álbum afirma-se como sendo “um hino à grandiosidade intoxicante e aos sonhos eternos de uma alma que anseia ser libertada“, diz o estratega do projecto norte-americano. A arte de capa, que pode ser vista em baixo, foi criada pelo Batdog, e encapsula na perfeição a comunhão entre beleza e escuridão, reforçando o simbolismo que tem acompanhado o universo dos LAMP OF MURMUUR desde os seus primórdios.