LACUNA COIL

LACUNA COIL: Disparam mais um tema inédito, intitulado «Gravity» [vídeo-clip]

Cinco singles para escutar, capa, alinhamento e tudo o que se sabe sobre «Sleepless Empire», o novo álbum dos italianos LACUNA COIL.

Após algum teasing nas redes sociais, os italianos LACUNA COIL lançaram finalmente um novo tema inédito. Intitulada «Gravity», a canção, que já podes escutar no player em baixo faz parte do alinhamento do 10.º álbum dos titãs italianos, «Sleepless Empire», que vai ser editado a 14 de Fevereiro de 2025, pela Century Media Records. O disco sucede a «Black Anima», de 2019.

É muito difícil manter o equilíbrio enquanto navegamos por tempos desesperados, sentindo-nos perdidos e ofegantes enquanto pedimos ajuda“, dizem os LACUNA COIL sobre o novo single. “Como lidamos com os tempos difíceis? Pedimos ajuda? Ou isolamo-nos de tudo o resto para nos recolhermos na nossa própria gaiola dourada misantrópica? Esperamos que gostem da «Gravity» tanto quanto nós e que ele vos faça reflectir sobre o tempo que nos resta e sobre a forma de o usarmos sabiamente.

Segundo os próprios músicos, a inspiração para criar «Sleepless Empire» surgiu durante as sessões de «Comalies XX», de 2022, o remake do aclamado terceiro álbum dos LACUNA COIL, «Comalies». O novo álbum é composto por onze temas; “cada um é uma banda-sonora ricamente texturizada para um tempo e lugar específicos. Com «Sleepless Empire», este lugar é sombrio, cinematográfico e inequivocamente fiel às características únicas que deram aos LACUNA COIL uma entrada tão celebrada nos anais da música pesada“, pode ler-se no comunicado de imprensa.

Cristina Scabbia revelou recentemente o significado por detrás do título «Sleepless Empire» durante uma conversa com Luke Morton, no programa Kerrang! In Conversation. Segundo a cantora, o nome acabou por ser escolhido como um reflexo do mundo contemporâneo, marcado por uma constante necessidade de produtividade e conexão virtual, mas que, paradoxalmente, resulta em isolamento e ansiedade.

Escolhemos esse título porque representa bem os tempos em que vivemos. Estamos sempre acordados, constantemente a tentar ser produtivos, estar super ligados ao resto do mundo, mas, ao mesmo tempo, nunca estivemos tão desligados e ansiosos, a sentir que precisamos de provar algo, que temos de estar presentes o tempo todo, porque, caso contrário, somos esquecidos“, disse a vocalista dos LACUNA COIL.

Apesar do apreço pela evolução tecnológica, Cristina sublinhou a importância de manter o foco no que realmente importa. “Adoro o progresso, a tecnologia e gosto de evoluir com os tempos, mas acho que é fundamental lembrarmo-nos das coisas que verdadeiramente nos enriquecem como pessoas. No final do dia, todo o tempo que gastamos em coisas que não nos acrescentam nada acaba por ser desperdiçado. Tento pensar nisto, embora, realisticamente, a primeira coisa que faço de manhã seja pegar no telemóvel, ver as mensagens e talvez passar pelas stories de outras pessoas.

Em Outubro de 2024, os LACUNA COIL lançaram um vídeo-clip oficial para o single «Oxygen». Filmado na província italiana de Latina e realizado por Daniele Tofani, o clip conta com a cantora Cristina Scabbia como principal protagonista. “A «Oxygen» é uma poderosa exploração da luta emocional e de um conflito interno“, comentou a voz feminina dos LACUNA COIL sobre o tema e a sua experiência a filmar o vídeo. “A letra transmite uma sensação de afogamento num ambiente tóxico…

Tanto literalmente (no vídeo) como metaforicamente. As tentativas de salvação, representadas pelo ‘oxigénio’, são de alguma forma fúteis. Passámos muitas horas a gravar o vídeo e, para mim, acabou por ser uma experiência catártica, a perceção de que a sensação agradável de flutuar podia tornar-se muito perigosa e mortal num instante se eu não tivesse cuidado foi muito adequada ao tema“.

A edição do single anterior, «Hosting The Shadow», a 1 de Agosto, revelou um convidado especial, o D. Randall Blythe, dos LAMB OF GOD, e aconteceu poucos dias depois dos LACUNA COIL terem anunciado que estavam já a terminar as sessões de gravação do seu décimo registo de estúdio, que vai suceder a «Black Anima», de 2019. “A «Hosting The Shadow» é uma viagem através da luz e da escuridão, onde o silêncio revela os seus segredos ocultos. Os momentos obscuros podem transformar-se em ocasiões para evoluir, para aprender a dominar a própria sombra — o que é crucial para prevalecer“, podia ler-se no comunicado que acompanhou essa estreia.

O Randy Blythe fez um trabalho incrível neste tema. Todos adoramos a voz dele e a sua risada maléfica! A admiração que temos por ele é infinita e tê-lo como convidado nesta canção é um sonho tornado realidade. Colaborar com um amigo que respeitamos tanto, que também dá espectáculo em palcos por todo o mundo, não poderia ser melhor que isto… Estamos ansiosos pelo dia em que vamos tocar a «Hosting The Shadow» todos juntos ao vivo!“.

Blythe, por seu lado, acrescenta: “Fiquei super-entusiasmado quando os LACUNA COIL me pediram para cantar este tema com eles. Além de ser um grande fã da música que fazem, são verdadeiras almas bonitas que têm sido como uma família para mim durante mais de vinte anos. Já tocámos juntos em todo o mundo e sempre quis subir ao palco e cantar com eles. Mal posso esperar que aconteça finalmente com a «Hosting The Shadow»!“.

Numa entrevista ao podcast Sonoridades Inc.Cristina Scabbia falou sobre as sessões de composição e gravação do novo álbum da banda, dizendo: “Por enquanto não posso revelar muita coisa, só posso dizer que estamos a progredir muito rápido“.

Questionada sobre se «Never Dawn», o single editado em 2023 para o qual a banda italiana estabeleceu uma parceria com a CMON, a renomeada editora de jogos de tabuleiro por trás do popular “Zombicide”, vai fazer parte do próximo álbum, Cristina disse: “Acho que sim, porque vai faz sentido e também combina com as outras músicas em que temos estado a trabalhar.” Agora, confirma-se mesmo: os três singles lançados pelos LACUNA COIL durante o último ano fazem mesmo parte do novo álbum, com especial destaque para «Hosting The Shadow» e «In The Mean Time», que contam dois talentos muito especiais dos vocalistas convidados Randy Blythe, dos LAMB OF GOD, e Ash Costello, dos NEW YEARS DAY.

Recorde-se que, em 2023, os LACUNA COIL completaram a Ignite The Fire Tour nos Estados Unidos, que contou com os NEW YEARS DAY e OCEANS OF SLUMBER como bandas de “suporte” e, em Abril desse ano, os músicos italianos lançaram um single, intitulado «In The Mean Time», gravado com Ash Costello, dos NEW YEARS DAY, como convidada especial. “Esta canção é uma reflexão sobre quanto a nossa sociedade perdeu o rumo. Vivemos tempos difíceis, com as pessoas infelizes: solitárias, ansiosas, deprimidas, destrutivas“, disseram os LACUNA COIL no momento em que o tema foi lançado.

A pressão que vem de fora não nos permite vermos as coisas com clareza e a «In The Mean Time» é como uma terapia de grupo: não um lamento, mas uma aceitação de que é difícil recompor-nos. Mesmo sabendo que nem tudo se pode se alinhar, decidimos convidar Ash Costello para participar no tema e estamos muito felizes que tenha aceite participar, trazendo exactamente aquilo de que precisávamos para esta música com a sua voz quente e o seu carisma“.

A composição e a gravação de «Sleepless Empire» decorreram no norte de Itália, entre Milão (cidade natal da banda) e Como, onde se encontram os estúdios SPVN. Tal como nos seus álbuns anteriores, a produção foi tratada internamente, com Marco “Maki” Coti Zelati, baixista, timoneiro e compositor dos LACUNA COIL, no comando. A arte, que podes ver em baixo, assim como o alinhamento completo do álbum, foi curada manualmente pelo talentoso artista italiano Roberto Toderico.

01. The Siege | 02. Oxygen | 03. Scarecrow | 04. Gravity | 05. I Wish You Were Dead | 06. Hosting The Shadow (feat. Randy Blythe) | 07. In Nomine Patris | 08. Sleepless Empire | 09. Sleep Paralysis | 10. In The Mean Time (feat. Ash Costello) | 11. Never Dawn