Em antecipação ao lançamento oficial amanhã, dia 8 de Fevereiro, já podes ouvir o novo álbum dos brasileiros LABIRINTO na íntegra no player em cima. «Divino Afflante Spiritu», já o décimo lançamento da banda oriunda de São Paulo, vai ser editado pela Pelagic Records.
Formados há 13 anos, os LABIRINTO têm vindo a afirmar-se como uma espécie de anomalia da cena underground sul americana, não só por fazerem música inteiramente instrumental, mas também pelas suas fortes raízes plantadas na cena D.I.Y. , que os viu construírem um fundo de catálogo repleto de EPs e lançamentos partilhados (com projectos como os THISQUIETARMY, por exemplo).
Ao longo dos anos, o guitarrista Erick Cruxen e a baterista Muriel Curi aprenderam exactamente como tomar as rédeas do destino do projecto sem precisarem de ajuda externa: estabelecendo a sua própria editora, agendando as suas digressões e construindo até um estúdio de gravação mundialmente reconhecido, o Dissenso, em São Paulo.
Depois de, no álbum anterior, «Gehenna», terem trabalhado com Billy Anderson, desta vez os músicos colaboraram com Magnus Lindberg, dos CULT OF LUNA, mas o músico/produtor sueco não chegou sequer a colocar um pé em solo brasileiro, sendo que todo o trabalho foi feito pela internet. O processo culminou com a mistura e masterização do material nos Redmount Studios, em Estocolmo.
«Divino Afflante Spiritu» afirma-se, à semelhança de tudo o que a banda brasileira fez anteriormente, como um colosso de peso multifacetado, feito de atmosferas bem densas e ameaçadoras, drones texturais cuidadosamente sobrepostos, riffs de guitarra pesados e belas paisagens de distorção. Assinala-se também a estreia de linhas vocais num álbum dos LABIRINTO, com a participação de Elaine Campos no tema de abertura «Agnus Dei».
01. Agnus Dei | 02. Penitência | 03. Eleh Ha Devarim | 04. Demiurge | 05. Vigília | 06. Asherdu | 07. Divino Afflante Spiritu
Pré-encomenda aqui.
Foto do header: Fernando Yokota