Passam hoje três anos desde que perdemos L-G PETROV, uma das mais carismáticas vozes no espectro da música extrema.
L-G Petrov, o inimitável líder dos ENTOMBED e ENTOMBED AD, faleceu há três anos. A notícia foi avançada através da página oficial no Facebook do seu mais recente projecto. “Estamos arrasados ao anunciar que o nosso querido amigo Lars-Göran Petrov nos deixou. O nosso irmão, líder, vocalista, o nosso Chief Rebel Angel, deu outro passeio ontem à noite. É com a mais profunda tristeza que anunciamos que o Lars-Göran Petrov nos deixou”, podia ler-se no comunicado.
“Ele era (é !!!) um amigo incrível, e uma pessoa que tocou tantas outras pessoas. Ele mudou tantas vidas com a sua voz, com a sua música, com o seu carácter e com a sua personalidade única. O sorriso da LG é algo que levaremos para sempre nos nossos corações. Quando questionado numa entrevista sobre o que gostaria de ter escrito no seu túmulo e sobre o seu legado, disse: ‘Eu nunca vou morrer, nunca vou morrer’. E ele não o fez. Viverá para sempre nos nossos corações. Descansa em paz, L-G Petrov.”
Em Agosto de 2020, o ex-vocalista dos ENTOMBED, na altura a liderar os ENTOMBED AD, L-G Petrov tinha sido diagnosticado com um cancro incurável da via biliar. Petrov revelou o seu diagnóstico através da criação de um GoFundMe, cuja criação pretendia ajudá-lo durante o processo de tratamento. “Fui atingido por um cancro incurável e estou a lutar contra isso há algum tempo. Não pode ser removido, mas os médicos estão a tentar controlá-lo com quimioterapia. A vida dá voltas estranhas… Se quiserem ajudar este vosso companheiro metalhead necessitado nestes tempos difíceis, fiquem à vontade para doar aqui!“.
Os ENTOMBED AD, por seu lado, também comentaram sobre a situação: “Uma notícia triste… O LG Petrov foi acometido de cancro e está a fazer quimioterapia para tentar controlá-lo. Os nossos pensamentos e força vão para o nosso irmão.”
Lars-Göran Petrov, carinhosamente mais conhecido como L-G Petrov, nasceu a 17 de Fevereiro de 1972, e tornou-se famoso pelo seu trabalho com os ENTOMBED. No entanto, antes de integrar a famosa banda de death metal, tocou bateria com os MORBID, que contavam com o vocalista dos MAYHEM, Per Yngve “Dead” Ohlin, na formação original.
Petrov acabaria por ingressar nos NIHILIST em 1988, com a banda a mudar de nome para ENTOMBED logo no ano seguinte, mesmo a tempo de lançar o seu muito aplaudido disco de estreia, «Left Hand Path», em 1990. Poucos meses depois, é forçado a deixar a banda na sequência “um passe imprudente” em relação à namorada do baterista Nicke Andersson.
Nesse período de afastamento, Petrov continuou activo no underground e gravou as linhas de voz para o álbum de estreia dos COMECON, «Megatrends In Brutality». Em 1992, acabaria por regressar aos ENTOMBED, gravando discos tão incontornáveis como «Wolverine Blues» ou «Too Ride, Shoot Straight And Speak The Truth», e com os quais se manteve até 2014.
Nesse ano, criou os ENTOMBED AD e, durante a última década, ingressou como vocalista principal no super-grupo de death metal FIRESPAWN, em que surgia ladeado por actuais e ex-membros dos NECROPHOBIC, UNLEASHED e DARK FUNERAL.