korn

KORN: 26 anos de «Follow The Leader»

A 18 de Agosto de 1998, os KORN deixaram a zona de conforto e começaram a trilhar o seu próprio caminho num género que, uns anos antes, tinham ajudado a criar.

A abordagem catártica ao metal alternativo patente nos álbuns «Korn», «Life Is Peachy» e «Follow The Leader» posicionou os norte-americanos KORN como uma das propostas mais populares e provocantes que surgiram na era pós-grunge do final da década de 90, valendo-lhes dois Grammys e dois MTV Video Music Awards, assim como reconhecimento generalizado por parte do público, da imprensa e indústria.

Na vanguarda do nu-metal, tendência que começava a dar os primeiros passos na época para se tornar um fenómeno global dos anos seguintes, o quinteto liderado por Jonathan Davis evoluiu muito além do híbrido rock/metal/hip-hop inicial, desenvolvendo um estilo com marca registada que incorpora guitarras graves e riffs colossais, uma secção rítmica extremamente pesada e letras sombrias, tudo envolto num ambiente geral atmosférico e bem obscuro, cortesia da mente brilhante de Davis, que nunca se furtou a expor os seus demónios internos.

Originalmente editado a 18 de Agosto de 1998 numa parceria entre a Immortal e a Epic Records, o terceiro álbum do colectivo californiano então formado por Jonathan Davis, Fieldy, Munky (que se aventurou recentemente com um projecto a solo), Head e David Silveria já foi lançado há mais de um quarto de século. Tempo mais que suficiente para nascer uma criança, cumprir a escola toda, tirar um curso ou começar a trabalhar, casar e, quem sabe?, até ter um filho.

É mais de um quarto de uma vida, mais coisa menos coisa. O sucessor de «Life Is Peachy», que tinha sido editado só dois anos antes, foi o primeiro a não ser produzido por Ross Robison e marcou a primeira colaboração dos KORN com a dupla formada por Steve Thompson e Toby Wright . Os temas foram captados nos famosos A&M Studios, em West Hollywood, na Califórnia e o álbum daria origem a quatro singles de imenso sucesso, «All In The Family», «Got The Life», «B.B.K.» e «Freak On A Leash» que — com a ajuda da MTV — aumentaram ainda mais o profile já bem alto do quinteto oriundo de Bakersfield. 

Logo na semana de lançamento, o «Follow The Leader» atingiu a posição # 1 da tabela Billboard 200 e, eventualmente, foi certificado com cinco vezes platina.