Mais de uma década de silêncio editorial depois, as KITTIE vão finalmente regressar às edições no Verão. Em baixo, já podes ouvir quatro dos temas contidos no muito aguardado «Fire».
O primeiro álbum das KITTIE em 13 anos, «Fire», o muito esperado sucessor de «I’ve Failed You», de 2011, está mesmo aí ao virar da esquina e hoje, 30 de Maio, as pioneiras do nu-metal canadiano dão mais um aperitivo para o disco, com o single «One Foot In The Grave». Condizente com o retorno da banda, este é um hino triunfal de metal sobre ressuscitar dos mortos.
“A empolgação é palpável em antecipação ao lançamento do nosso próximo álbum, com o lançamento do nosso último single, «One Foot in the Grave»”, comentou Morgan. “É uma música agressiva e cheia de energia sobre voltar dos mortos e ressuscitar das cinzas, por assim dizer, paralelamente à nossa experiência de vida. Deixar de lado os demónios do passado para começar de novo é algo que ressoa profundamente em nós!”. O tema vem acompanhado por um vídeo-clip energético que mostra o grupo, liderado pelas irmãs Morgan e Mercedes Lander, em óptima forma. Podes conferir em baixo.
Em Fevereiro, as KITTIE lançaram a sua primeira música nova em 13 longos anos, um petardo feito de a raiva e groove pesadão intitulado «Eyes Wide Open». Esse tema foi sucedido rapidamente por «We Are The Shadows»» e, a 8 de Maio, a banda canadiana não só lançou mais um novo single como revelou que o seu muito aguardado álbum de regresso, «Fire», vai ser editado no dia 21 de Junho via Sumerian Records.
“Há dez anos, se alguém nos dissesse que lançaríamos música nova das Kittie em 2024, acho que a reacção imediato seria rirmo-nos”, revela a vocalista e guitarrista Morgan Lander. “Parece que algo mais profundo do que o destino nos uniu novamente, permitindo-nos criar algo destemido e mágico para todos vocês. No ano passado, trabalhámos incrivelmente duro e rodeámo-nos de uma equipa de sonhos para transformar este álbum numa realidade. Mal podemos esperar para que todos vocês se percam na paixão e na força de «Fire».“
“«Vultures» é uma declaração musical ousada, sinalizando um começo como banda“, continua Morgan. “A «Vultures» é um aviso para aqueles com agendas ocultas, que prosperam no engano. É uma proclamação de libertação das cadeias de exploração e um acerto de contas para todos os que atormentam aqueles que sofrem em silêncio.“
Recorde-se que, marcando mais um marco decisivo no seu épico retorno à actividade, no passado dia 14 de Fevereiro, as KITTIE partilharam o seu primeiro novo single desde 2011, a brutal «Eyes Wide Open», que já está também disponível em todas as principais plataformas de streaming, após estrear no Liquid Metal, na SiriusXM Radio.
Nessa altura, Morgan Lander, guitarrista, vocalista e cofundadora das KITTIE, expressou o seu enorme entusiasmo relativamente ao regresso do grupo e à nova parceria com a Sumerian Records, nova editora da banda.: “Às vezes, oportunidades incríveis apresentam-se de maneiras surpreendentes. Há apenas alguns anos, nunca poderíamos imaginar que estaríamos a preparar-nos para lançar música nova como KITTIE. Recebemos o que parece ser um sopro para uma segunda vida e estamos gratos ao Ash e à família Sumerian Records por acreditarem em nós.“
“«Eyes Wide Open», o nosso primeiro tema novo em 13 anos é a visão da busca pela verdade“, continuou a Sra. Lander, falando sobre a inspiração por trás desse single. “É como uma tocha acesa na escuridão da ignorância para revelar os verdadeiros motivos. A «Eyes Wide Open» é uma lição de confiança, traição e, em última análise, da capacidade de espreitar por trás da cortina para revelar tudo. Foi uma das primeiras músicas que escrevemos, quando nos reunimos novamente depois de um longo tempo longe da criação, e acho que vocês vão conseguir ouvir realmente o fogo a reacender nesta faixa.“
Após terem dado que falar na viragem do milénio, os últimos anos têm sido tudo menos constantes para as KITTIE, mas as metaleiras canadianas voltaram finalmente aos palcos a 8 de Setembro de 2022, no Blue Ridge Rock Festival, que se realiza na Virginia International Raceway, em Alton, na Virgínia. Para esta actuação, a dupla formada por Morgan Lander, guitarrista e vocalista, e pela sua irmã Mercedes, contaram com a ajuda de Tara McLeod na guitarra e Ivana “Ivy” Vujic no baixo. Antes desta actuação, a banda não tocava ao vivo desde o seu espectáculo de reunião, que serviu para promover o documentário “Kittie”: Origins/Evolutions” e aconteceu no London Music Hall, em Ontário, há sete anos.
Morgan e Mercedes fizeram o primeiro ensaio juntas desde 2017 de Abril 2022 e, pouco tempo depois, a guitarrista e vocalista confirmou a Anne Erickson, da Audio Ink Radio, que as KITTIE voltariam aos palcos em breve. “As possibilidades são infinitas“, afirmou Morgan nessa altura. Entretanto, em Novembro do ano passado, a banda anunciou que estar a trabalhar num novo álbum de estúdio com o aclamado Nick Raskulinecz, nos Sienna Studios, em Nashville.
Recorde-se que, após terem completado o ciclo de digressão do álbum «I’ve Failed You», de 2011, as KITTIE entraram num longo período de inactividade durante o qual Morgan se concentrou num trabalho de marketing para uma cadeia de clubes de fitness, enquanto a Mercedes trabalhava no ramo imobiliário e, mais recentemente, numa empresa de software.