Segundo Hammett, o próximo álbum dos METALLICA pode bem trazer de volta as sonoridades mais “alternativas” que exploram nos anos 90.
Kirk Hammett, o icónico guitarrista dos METALLICA, parece estar a atravessar uma fase criativa excelente. Após ter lançado recentemente um livro de mesa dedicado à sua colecção de guitarras, Hammett revelou que está a trabalhar no seu primeiro álbum a solo e que já tem um impressionante arsenal de 767 riffs em arquivo para o próximo disco da banda.
Numa entrevista recente à Rolling Stone, Kirk Hammett explicou que o novo disco a solo será uma fusão de vários estilos musicais. “Neste momento estou apenas a reunir activamente ideias para o meu primeiro álbum a solo”, disse o guitarrista. “Acho que a melhor forma de o descrever é como uma fusão de todo o tipo de estilos… Num momento posso estar a escrever progressões clássicas e, de repente, dou por mim a escrever coisas mais pesadas, e depois pode surgir uma cena mais funk…”.
Embora já tenha lançado o EP «Portals» em 2022 — um trabalho instrumental de apenas quatro temas — o próximo álbum contará com partes vocais. Kirk Hammett ainda não definiu quem será o vocalista, mas garante que as músicas pedem essa dimensão extra. “Vai ter vozes porque as músicas que escrevi pedem isso desta vez”, revelou. “Então, pergunto-me: ‘Quem vai ser o vocalista?’ Não sei. Espero que não seja eu — já tenho coisas suficientes para fazer em palco.”
Enquanto desenvolve o seu trabalho a solo, Hammett mantém também o seu foco nos METALLICA. O guitarrista confessou que já acumulou 767 riffs para o próximo álbum da banda — o sucessor de «72 Seasons» — embora o processo de seleção e organização desse material esteja a revelar-se complicado. “Tenho 767 novos riffs para o próximo álbum”, afirmou ele. “É um pesadelo passar por todo esse material. Sou eu o responsável por tudo isso, e simplesmente não consigo lidar com esse processo… Não prevejo que comecemos a trabalhar no próximo álbum pelo menos durante mais um ano, porque ainda estamos a terminar a digressão do «72 Seasons».”
Hammett adiantou também que o próximo LP pode marcar um regresso à sonoridade mais alternativa que a banda explorou nos anos 90. “Podemos simplesmente dizer: ‘Ok, vamos voltar aos anos 90 outra vez.’ Não é uma má ideia! Ainda não falámos sobre isso entre nós. E é interessante, porque quando o «Load» e o «Reload» saíram, houve muita reacção negativa. Mas hoje em dia, encontro fãs que adoram essa era. Tocamos a «Fuel» e o público enlouquece. Tocamos a «Until It Sleeps» e toda a gente sabe a letra de cor.“
Enquanto Hammett planeia o seu álbum a solo e os METALLICA acumulam material para o próximo LP, a banda prepara-se para retomar de novo a gigantesca M72 Tour. Daqui a menos de um mês, darão início a mais uma etapa norte-americana da digressão — uma continuação da série de espectáculos que tem sido um dos projectos mais ambiciosos da carreira da banda.
