Andy La Rocque, o guitarrista de KING DIAMOND, falou ao programa de rádio “The Five Count” sobre o progresso das sessões de composição do tão esperado novo álbum da banda, «The Institute». O primeiro registo de estúdio do grupo em quinze anos deve ser lançado em 2022 pela Metal Blade Records. “Bem, eu não sei muito sobre a história ainda, porque a maioria das coisas está na mente de King”, começou por dizer o músico [áudio disponível em cima]. “No entanto, já estamos a planear isto há muito tempo e ainda estamos a compor e a escrever músicas para tentar tirar o melhor proveito da situação. Agora temos um pouco mais de tempo, ,as com a COVID as coisas meio que pararam, até mesmo o processo de composição. Há cerca de anos e meio lançámos uma música nova, e o resto do disco vai seguir nessa direcção.“
Quanto às fontes de inspiração para o novo material, o músico explica que voltaram a ouvir os primeiros álbuns e que, na verdade, “o plano é voltar às nossas raízes, é isso que temos estado a tentar fazer com este disco. Portanto, em termos de som, vai ser mais orgânico e não tão rígido, se é que vocês me entendem. Vai ser mais orgânico e, bem, não da velha escola, mas estamos a olhar um pouco para trás, para o estilo original que tínhamos. E, é claro, os músicos que temos são incríveis, tipos incríveis e instrumentistas incríveis, por isso tenho certeza que vai ser muito bom. Já temos algumas músicas em que estamos a trabalhar — principalmente eu e King, é claro, já que escrevemos a música. E assim que concordarmos com todos os ingredientes, vamos enviá-las para os outros membros para que eles também possam ouvir e começar a adicionar suas coisas.“
No início de Fevereiro, KING DIAMOND, que lidera a sua banda em nome próprio e os lendários MERCYFUL FATE, foi convidado num episódio recente do podcast “The Electric Theatre With Clown”, apresentado por M. Shawn “Clown” Crahan, dos SLIPKNOT. “Estou a escrever com o Hank dos MERCYFUL FATE, com o Andy para KING DIAMOND e sozinho para KING DIAMOND“, revelou o músico. “Para KING DIAMOND, estou a trabalhar num disco que se chamará «The Institute», que é a primeira parte de dois lançamentos — vai haver dois álbuns completos que contam uma história. Para os MERCY, também tenho o título, mas não o posso revelar neste momento. Também já temos a capa para o novo dos MERCY. Vamos voltar ao básico.“
Sobre sua abordagem de composição para o novo material, King disse: “Da minha parte, com os álbuns dos MERCY e de KING — ainda mais KING DIAMOND, diria — todas as vozes serão as linhas vocais principais novamente, como eram nos velhos tempos. Naquela altura não importava se havia um coro a cantar do lado direito ou do lado esquerdo, ou o que fosse, elas serviam para pegar em partes das letras para progredir a história e assim por diante. Qualquer coisa vale a nível vocal, sem dúvida — estou de volta ao estilo antigo. E para MERCY também, será muito old school — o Hank está a escrever muito como nos velhos tempos. E é bom sentir que podemos captar isso de novo. Portanto, são dois álbuns que estão a ser trabalhados e que estarão prontos quando pudermos sair e fazer digressões novamente, tenho certeza.“
O músico dinamarquês também revelou que há planos para criar uma história de BD baseada no seu segundo disco a solo, o clássico conceptual «Abigail», de 1987. “Estamos a trabalhar com uma empresa realmente boa“, disse King. “Tenho grandes esperanças em relação ao que poderá resultar dessa colaboração.” Recorde-se que, em Novembro de 2019, KING DIAMOND lançou uma nova música chamada «Masquerade Of Madness», que pode ser ouvida aqui. A canção foi misturada pelo guitarrista Andy LaRocque e por King nos Sonic Train Studios.