Boas notícias para os fãs dos MERCYL FATE — a reunião da lendária banda dinamarquesa vai render um novo álbum de estúdio — o primeiro desde «9», que foi lançado em 1999, há mais de uma década. A revelação foi feita pelo líder e vocalista do grupo, o inimitável KING DIAMOND, em entrevista ao site do Knotfest. King abordou o assunto após ser questionado sobre os seus planos para o Halloween desde ano, que será bem diferente devido à pandemia da COVID-19. “Estamos a ir com calma e sem correr riscos“, explica Diamond. “O bom disto é que temos muito trabalho para nos manter ocupados. Neste momento estou a fazer dois álbuns diferentes“.
“Como é óbvio, os planos mudaram“, continua a músico. “Os Mercyful Fate vão voltar à actividade primeiro, vamos fazer os festivais na Europa que devíamos ter feito este ano se a pandemia não tivesse acontecido. Neste momento, estamos na Dinamarca a ensaiar e vamos fazer oito festivais na Europa. Depois, seguimos para os Estados Unidos e vamos tocar em Las Vegas. No próximo Verão, provavelmente já vamos tocar algumas músicas do novo álbum dos Mercyful Fate, apenas duas ou três, assim como as músicas do EP, do «Melissa» e do «Don’t Break The Oath»“.
Como sabemos, «The Institute», o novo registo a solo de KING DIAMOND, tinha data de edição apontada para o final de 2020, mas provavelmente será adiado por causa da pandemia. Um dos temas, «Masquerade Of Madness», já foi inclusivamente lançado como single há algum tempo. Segundo o músico, a ideia agora passa por lançar o álbum no início de 2021, para fazer uma digressão de seguida, “porém, o vírus decide mais do que nós mesmos“, explica. “Só não foi um ano perdido porque podemos fazer os álbuns sem pressa, sem agenda. No meu estúdio, posso vir aqui às 3 da madrugada e começar a gravar sem ninguém me estar a chatear“.