JUAN BRUJO

[R.I.P.] Faleceu JUAN BRUJO, o inimitável líder dos BRUJERIA

JUAN BRUJO, o principal dínamo dos BRUJERIA, morreu no dia 18 de Setembro de 2024, vítima de ataque cardíaco. Tinha apenas 61 anos.

Os BRUJERIA comunicaram a morte de JUAN BRUJO, vocalista e líder do grupo, através de uma breve publicação partilhada nas redes sociais. O comunicado aponta um ataque cardíaco, no passado dia 16 de Setembro, mas não refere efectivamente a causa da morte. O músico esteve hospitalizado nos cuidados intensivos, mas acabou por falecer já na manhã do dia 18. JUAN BRUJO tinha apenas 61 anos.

“É com profunda tristeza que temos de anunciar que o nosso líder Juan Brujo faleceu hoje. Juan sofreu um ataque cardíaco na madrugada de segunda-feira, depois de um dia de folga da atual digressão Mexorcista em Saint Clairsville, Ohio. Ele foi levado para o hospital mais próximo em Wheeling, West Viriginia para serviços de emergência, mas, apesar dos maiores esforços da equipa médica, ele morreu esta manhã. A sua família, amigos e companheiros de banda estão devastados e desejam fazer o seu luto em privado, enquanto apreciam o amor e o apoio dos fãs“.

“El Brujo está morto, viva El Brujo!”, termina o comunicado no Facebook oficial dos BRUJERIA.

Quase três décadas após a edição do incontornável álbum de estreia «Matando Güeros», que chocou a cena da música extrema com as suas histórias de satanismo e narcotráfico, Brujo e companhia continuam a ser um dos nomes a ter sempre em conta num espectro em que tudo já parece ter sido inventado. Muitas vezes, nas datas europeias, Shane Embury (dos Napalm Death) assume o papel de guitarrista, sob o pseudónimo “Hongo”, sendo que Jeff Walker (dos Carcass) e Nicholas Barker, um dos mais reputados bateristas no death/black metal europeu, também actuaram ao lado de JUAN BRUJO.

Em Junho de 2020, o super projecto internacional disponibilizou um novo single digital, intitulado «COVID-666», através da Nuclear Blast Records, que inclui um tema original e, no lado B, uma versão inusitada de «Cocaine», um original de J.J. Cale popularizado por Eric Clapton. “O coronavírus é a praga do Diabo enviada para limpar a humanidade“, dizia a banda em comunicado à imprensa. “Vai deixar os sobreviventes a sofrer sem emprego, sem dinheiro e forçar um estilo de vida através das redes sociais em todo o mundo! Vendo as coisas pelo lado positivo… Agora já posso ir às compras sem pregar um susto de morte às pessoas!“.

O single foi produzido e misturado por JUAN BRUJO, que concebeu também a arte da capa. Em 2016, «Pocho Aztlan» marcou o primeiro registo de longa-duração do grupo desde a edição de «Brujerizmo», em 2000. O seu sucessor não demorou tanto tempo a surgir. Com o selo da Nuclear Blast, «Este Es Brujeria» chegou em 2023 e era previsto ser mostrado em Portugal na digressão Europa Rigor Mortis 2025.

Num evento único, com a produção da Sonic Slam e da Larvae, CARCASS, BRUJERIA e ROTTEN SOUND, três colossos do grind/death, foram anunciados para duas noites de peso em Portugal, agendadas para os dias 27 de Janeiro, na Music Station, em Lisboa, e, no dia seguinte, no Bourbon Room Porto. Fica por apurar se o concerto ou a própria digressão segue adiante.