Já era sabido que os JINJER tinham aproveitado algum tempo durante a pandemia da COVID-19 para trabalharem num novo álbum e, segundo movimentações recentes no canal de YouTube da banda, os músicos estão actualmente em estúdio e, aparentemente, o processo de gravação parece estar já muito perto de terminado. Depois dois updates recentes, a banda libertou mais um vídeo em estúdio, que pode ser visto no player em cima. O novo álbum do aplaudido colectivo ucraniano liderado por Tatiana Shmailyuk servirá como sucessor do muito aplaudido «Macro», que foi editado em 2019, e deve ser lançado já durante o próximo Verão.
“Aqueles que estão de olho em nós já devem ter ouvido dizer que os JINJER têm estado a trabalhar em novo material desde o início da pandemia“, comenta o baixista Eugene Abdukhanov. “É uma daquelas situações em que, às vezes, até mesmo o acontecimento mais negativo e terrível pode ter um resultado positivo. Privados das digressões, conseguimos concentrar toda a nossa criatividade e frustração e transformá-las em novas canções que, na minha opinião, são das melhores que já escrevemos. É complexo, mas ainda assim cativante, groovy, mas com uma paleta de notas, sons e, o mais importante: sentimentos… Este novo álbum pode levar todo o género da música extrema a um nível totalmente novo e elevar o nível de musicalidade ainda mais para a banda e a cena do metal em geral.“
Os JINJER são um dos maiores fenómenos de popularidade da música de peso da actual e, recorde-se, vão estar de regresso a Portugal em 2021 para um concerto em nome próprio, agendado para o dia 2 de Junho de 2021 no LAV — Lisboa Ao Vivo. Este será o terceiro concerto da banda em Portugal e o segundo em Lisboa, depois de se terem estreado por cá, em 2016, no Stairway Club, em Cascais. Passados três anos, regressaram como uma das bandas mais solicitadas pelo público do VAGOS METAL FEST e assinaram um espectáculo que ficará certamente na história do festival. Os bilhetes para o evento custam 25€ e estão à venda em bol.pt, seetickets.pt, festicket.pt e nos locais habituais.