«Duél», o novo LP dos JINJER, vai ser editado em Fevereiro de 2025. Na sequência de «Someone’s Daughter», «Rogue» e «Kafka?, a banda mostra agora o novo single «Green Serpent».
Após ter terminado as sessões de gravação do seu muito aguardado quinto álbum de estúdio no final do mês passado, em Agosto, a aplaudida banda ucraniana de metal moderno JINJER já estreou três singles novos: «Someone’s Daughter», «Rogue» e «Kafka». Agora, no rescaldo de uma muitíssimo bem sucedida digressão norte-americana com as HANABIE. e BORN OF OSIRIS como suporte, os músicos liderados por Tatiana Shmayluk acabam de revelar mais um inédito, intitulado «Green Serpent», que pode ser ouvido no player em baixo.
Como podes comprovar, os JINJER continuam a dar mostras da sua criatividade, com o tema a carregar uma fusão singular das sonoridades melódicas e pesadas que se tornaram marca registada do grupo. A canção abre com uma atmosfera densa e inquietante, marcada por acordes espaçados e sombrios, mas depois, à medida que o tema se desenrola, a intensidade cresce com riffs pesados e uma lírica evocativa que faz alusão a vinhedos lamacentos, momentos de embriaguez e o peso da vergonha que supera a dor de cabeça.
No centro de tudo está a figura alegórica da serpente verde, que, segundo Shmayluk, carrega “um poder aniquilador”. Em comunicado nas redes sociais, a banda expressou o entusiasmo pelo novo tema: “Esta canção tornou-se rapidamente uma das nossas favoritas do próximo álbum. Sonoramente, capta tudo o que fomos, onde estamos agora e para onde vamos. É a quintessência de todas as nossas buscas musicais!”. O vídeo-clip que acompanha o single reforça o simbolismo poético da música. Em momentos marcantes, Shmayluk é vista deitada sobre um leito de uvas ou a encarar directamente uma serpente, imagens que sublinham as camadas metafóricas da canção.
No final de Outubro, os JINJER revelaram «Kafka» que, quando comparado com os dois singles lançados anteriormente, que exploraram as suas inclinações mais pesadas, agressivas e djent, se revelou uma muito boa surpresa, afirmando-se como uma power ballad que “queima” lentamente — e, se é verdade que eventualmente acaba por explodir numa cascata de riffs esmagadores e linhas vocais intensas, o que mais se destaca aqui é mesmo a impressionante prestação da vocalista Tatiana Shmayluk.
“Por vezes, ser artista é muito bonito, mas na maioria das vezes acaba por ser brutal“, diz Tatiana. “A nossa arte é dissecada palavra por palavra e rasgada nota por nota, e espera-se que estejamos sempre no ponto… Quando não estamos, somos crucificados. É sabia que o verdadeiro artista é vulnerável, mas o público está frequentemente repleto de abutres que analisam cada movimento que fazemos.
De certa forma, é como se estivéssemos numa corda bamba. Para nós, a música significa o mundo, mas o elogio pode transformar-se muito rapidamente em condenação… Na verdade, somos todos Reis e Rainhas por um dia, mas, na maior parte do tempo, parece que estamos numa obra de Kafka para a vida inteira. É emocionante, mas surreal e absurdo ao mesmo tempo.”
Por seu lado, «Rogue», o single sucessor de «Someone’s Daughter», um hino de guerreiro cheio de melodia, revelou-se uma proposta surpreendentemente progressiva e “brutal” para uma banda como os JINJER, repleto de mudanças impulsionadas por acordes ruidosos e uma série de rosnados angostiantes da vocalista Tatiana Shmayluk, que se pronuncia sobre ambição, os crescentes “círculos de morte” e o facto do “tambor de guerra nunca parar de rufar”.
“A «Rogue» é uma reacção a muitas coisas,” afirmou o grupo em comunicado. “É brutalmente honesta, é directa e uma das faixas mais intensas que os Jinjer já lançaram. Estamos muito entusiasmados com esta nova faixa, com o novo álbum e com tudo o que está a caminho…” Embora os JINJER ainda não tenham revelado todos os seus planos para os próximos meses, sabe-se já que o quinto álbum, intitulado «Duél», vai ser editado no dia 7 de Fevereiro de 2025 e as pré-encomendas dos formatos físicos estão disponíveis a partir de agora através da Napalm Records.
“A «Someone’s Daughter» é uma tentativa artística de lançar luz sobre o mundo interior das mulheres, que em vários cenários e circunstâncias ao longo das décadas tiveram que escolher um caminho historicamente feito por homens“, disse Tatiana Shmayluk, a cantora dos JINJER, quando o primeiro single do novo disco foi disponibilizado originalmenye.
“Num mundo onde as mulheres continuam a ser frequentemente subestimadas e esquecidas, nunca deixam de ser heroínas poderosas que navegam pelas dificuldades com força e resiliência. Esta canção é sobre a transição da ingenuidade para a sabedoria, da fraqueza para força, e celebra a determinação inabalável e o destemor enquanto mães, irmãs, filhas e esposas que atravessam a adversidade e lutam por uma mudança melhor.“
O novo álbum dos JINJER será o primeiro registo de estúdio que o quarteto lança desde «Wallflowers», de 2021. No ano seguinte, numa entrevista à Bloodstock TV, Shmayluk explicou como a invasão russa da Ucrânia atrasou o processo criativo da banda. “É fácil para mim escrever sobre guerra quando não está a acontecer à minha volta”, disse ela. “Quando isto começou, fiquei absolutamente devastada e paralisada criativamente. Não consigo escrever sobre isto. Aliás, ainda não consigo processar o que está a acontecer.“
Recorde-se que os JINJER lançaram o seu primeiro DVD/Blu-ray oficial ao vivo, «Live In Los Angeles», no passado dia 17 de Maio, via Napalm Records. Gravado e filmado a 22 de Dezembro de 2022 no icónico The Wiltern, em Los Angeles, nos Estados Unidos, este lançamento pretende celebrar não apenas todo o processo de superação destes últimos tempos, mas também os primeiros 15 anos de carreira do grupo liderado pela intrépida Tatiana Shmayluk.
“O nosso concerto esgotado em Los Angeles no final da nossa digressão de 2022 foi o momento e o lugar perfeito para fazermos algo especial – algo como um tão esperado DVD/álbum ao vivo dos JINJER!“, diz a banda ucraniana num comunicado. “Uma sala lendária e totalmente lotada, as vibrações loucas da Costa Oeste e, o mais importante, a banda em palco com força total após estar na estrada durante mais de seis meses ao redor do mundo (da Europa à Austrália e de volta aos Estados Unidos) fizeram desta noite uma ocasião ainda mais especial“.
“Não só para nós, mas também para os fãs que estiveram presentes naquela noite no The Wiltern, este foi certamente um espectáculo inesquecível, mas agora todos os nossos fãs ao redor do mundo vão finalmente poder experienciar e desfrutar de um alinhamento perfeito“, continuam os músicos. “Apoiados nos nossos maiores sucessos dos álbuns mais antigos, bem como algum material mais recente. este não é apenas um DVD ou álbum ao vivo, é uma celebração dos primeiros 15 anos da história dos JINJER, que chega antes de passarmos para o próximo capítulo“.
Através de um esquema de trabalho incansável, talento incomparável e digressões ininterruptas, os muito aplaudidos JINJER estabeleceram a sua posição como uma das mais ferozes propostas ao vivo de que há memória em muito tempo. Pelo caminho, conquistaram uma base de fãs leal e fanática e um público de milhões de pessoas nos maiores festivais do mundo, com passagens por eventos como o Hellfest, Rock Am Ring, Graspop Metal Meeting, Download UK e Rocklahoma, além de concertos esgotados na Europa e na América do Norte.
As encomendas de «Live In Los Angeles» estão disponíveis através da loja virtual da Napalm Records. Em baixo, podes conferir a capa e o alinhamento completo da novidade «Duél».
01. Tantrum | 02. Hedonist | 03. Rogue | 04. Tumbleweed | 05. Green Serpent | 06. Kafka | 07. Dark Bile | 08. Fast Draw | 09. Someone’s Daughter | 10. A Tongue So Sly | 11. Duél