Despedido dos SLEEP e sem planos para um eventual regresso dos NEUROSIS, JASON ROEDER está resignado a um período de afastamento forçado, numa das fases mais turbulentas da sua carreira.
A comunidade underground foi recentemente surpreendida por uma revelação inesperada por parte de Jason Roeder, ex-baterista dos NEUROSIS e SLEEP, que revelou ter sido despedido desta última banda de forma abrupta e sem qualquer explicação. Numa publicação feita nas suas redes sociais, Roeder fala sobre a sua situação actual, desmentindo rumores de uma suposta retirada da música, mas revela haver no caminho dificuldades que o impedem, para já, de seguir com a sua carreira.
Roeder revelou que a sua saída dos SLEEP aconteceu em Novembro de 2024, sem ter havido qualquer conversa prévia com os restantes elementos do grupo, Al Cisneros e Matt Pike. Em vez disso, a decisão foi-lhe transmitida pelo manager da banda, ao telefone, de forma inesperada e sem qualquer explicação adicional. “Fui despedido sem cerimónias pelo manager ao telefone, em Novembro… Não falo com o Al ou com o Matt há meses e isso até me trouxe alguma paz, pela qual estou agradecido“, escreveu o baterista.
Além dos SLEEP, Roeder também abordou a actual situação dos NEUROSIS, grupo fundamental na cena do post-metal e sludge. Desde que o vocalista e guitarrista Scott Kelly foi expulso em 2019, na sequência de acusações graves de abuso doméstico, a banda emitiu uma declaração a condenar as acções de Scott e não mais voltou à actividade, sendo que o silêncio a que se votaram tem gerado muita incerteza sobre o destino do grupo.
Nesta sua publicação recente, o baterista admite não ter informações sobre o possível regresso e, apesar de expressar respeito pelos seus ex-companheiros, não revelou se ainda faz parte do grupo. “Em relação aos Neurosis, não sei. Os membros restantes são pessoas verdadeiramente incríveis e, comigo ou sem mim, tenho a certeza de que continuarão a criar algo arrebatador, seja em que forma for“, escreveu o músico de forma algo críptica.
Jason Roeder juntou-se aos SLEEP em 2009, ocupando o lugar deixado vago por Chris Hakius. Tocou na banda até 2019 e, após a pausa provocada pela pandemia, regressou em 2021, mantendo-se sempre na formação até ao seu recente despedimento. A relação entre os três músicos parece, no entanto, ter-se deteriorado nos últimos meses, ao ponto de Roeder não manter qualquer contacto com os ex-colegas.
Até ao momento, a banda não emitiu qualquer comunicado sobre a saída de Roeder, mantendo-se fiel ao silêncio que tem caracterizado a sua postura pública nos últimos tempos. A única pista sobre o futuro dos SLEEP veio de Matt Pike, que, em Março de 2024, mencionou que a banda estava nessa altura a trabalhar em algo novo numa entrevista à Steelworks. No entanto, o guitarrista e vocalista não esclareceu se Roeder ainda fazia parte do processo. Resultado, sem novos discos e com poucas aparições ao vivo durante estes últimos anos, o futuro das lendas do stoner permanece envolto em mistério.
Como se tudo isto não bastasse, JASON ROEDER também levantou preocupações sobre a sua carreira e a sua relação actual com a música. Apesar de frisar que não se retirou completamente, o músico reconhece que as suas circunstâncias pessoais o impedem de seguir com a sua actividade. “Para ser muito claro, não me ‘reformei’ da música. Não há nada neste mundo que mais queira fazer. No entanto, a vida meteu-se no caminho. Um dia, espero voltar. Uma carreira na música é traiçoeira. Apostei tudo nela e perdi.“