JANE'S ADDICTION

JANE’S ADDICTION: Pedem desculpa, cancelam digressão, NAVARRO abandona e… Separam-se?

Ardeu a barraca! “Tomámos a difícil decisão de tirar algum tempo como banda”, anunciam os JANE’S ADDICTION.

Os JANE’S ADDICTION acabam de cancelar o resto da sua digressão de reunião nos Estados Unidos, após uma altercação em palco entre o vocalista Perry Farrell e o guitarrista Dave Navarro, em Boston, na noite de sexta-feira. “A banda tomou a difícil decisão de tirar algum tempo enquanto grupo. Como tal, vão cancelar o resto da digressão”, dizem os JANE’S ADDICTION num comunicado divulgado hoje, segunda-feira, 16 de Setembro. A digressão, que marcou as primeiras atuações da banda com a formação clássica em 14 anos, ia prolongar-se até Outubro.

Uma segunda declaração, partilhada pouco depois nas contas de Instagram de Navarro e Eric Avery — assinada por ambos os músicos, assim como pelo baterista Stephen Perkins — acrescenta que o grupo vai fazer um hiato para que Farrell possa cuidar da sua saúde mental. “Devido a um padrão contínuo de comportamento e às dificuldades de saúde mental do nosso vocalista Perry Farrell, chegámos à conclusão de que não temos outra opção senão interromper a actual digressão nos Estados Unidos“, pode ler-se. “A nossa preocupação com a sua saúde e segurança pessoais, bem como com a nossa própria, não nos deixou alternativa. Esperamos que encontre a ajuda que necessita.

Antes, Dave Navarro, o guitarrista dos JANE’S ADDICTION, já tinha publicado uma mensagem vaga, mas potencialmente significativa, na sua conta oficial no Instagram, na sequência do incidente em palco com o cantor Perry Farrell, no Leader Bank Pavilion, em Boston, na noite de sexta-feira. Como noticiado antes, em mais uma data da digressão norte-americana de 2024 da regressada banda de rock alternativo, o músico foi confrontado por Farrell.

Um vídeo, agora viral, mostra o vocalista a dirigir-se a Dave e, aparentemente, a tentar desferir um soco na sua direcção, antes que alguns elementos da equipa, e também alguns companheiros de banda, se tenham visto obrigados a intervir. As luzes apagarem-se e o espectáculo terminou de forma preocupante e antecipada.

Após este incidente, o concerto dos JANE’S ADDICTION no Hartford Healthcare Amphitheater, anunciado para 15 de Setembro, em Bridgeport, foi cancelado, com a banda a publicar “um pedido de desculpas do fundo do coração aos nossos fãs pelos acontecimentos que se desenrolaram” (no momento da publicação, a próxima data da tour, em Toronto, a 18 de Setembro, ainda não foi cancelada).

No entanto, nas últimas 24 horas, Dave Navaro partilhou uma fotografia sua, em palco, a olhar para uma guitarra acústica com um grande logótipo dos JANE’S ADDICTION, acompanhada pela legenda: “Boa noite…”. Alguns interpretaram isto como um sinal de que o guitarrista deixou a banda. Podes ver o post em baixo.

«Imminent Redemption», o primeiro novo single gravado com a formação clássica dos JANE’S ADDICTION em 34 anos, foi lançado no passado dia 25 de Julho. A versão de estúdio chegou pouco mais de dois meses após a canção ter sido tocada pela primeira vez durante um espectáculo em Londres, no Reino Unido. O concerto, que decorreu a 23 de Maio, marcou o regresso ao grupo do guitarrista Dave Navarro, ausente durante os últimos anos devido a uma batalha longa com a COVID-19.

«Imminent Redemption» foi gravada pela formação clássica dos JANE’S ADDICTION, que, além de Dave Navarro, conta com Perry Farrell na voz, Eric Avery no baixo e Stephen Perkins na bateria. Como poderás conferir no player em baixo, o tema começa com uma linha de baixo de Avery, antes de Farrell entrar em cena com o seu timbre vocal imediatamente reconhecível. “Desta vez é diferente“, afirmou a banda num comunicado de imprensa quando o tema foi lançado. “Ter todos juntos de novo, a lançar nova música. Já estava na hora. Bem-vindos ao próximo capítulo dos Jane’s Addiction. A «Imminent Redemption» é apenas o começo.

Embora os JANE’S ADDICTION tenham lançado novos álbuns desde o clássico «Ritual De Lo Habitual», de 1990, esse material contava na maioria das vezes com Chris Chaney no baixo em vez de Eric Avery, esteve dentro e fora da banda durante as últimas décadas e só retornou efectivamente ao seu lugar em 2022. Com a formação clássica intacta, o grupo está prestes a embarcar numa tour norte-americana co-encabeçada pelos Love & Rockets. Podes conferir mais informações no site oficial da banda.