O cantor de heavy metal dinamarquês KING DIAMOND, que lidera a sua banda em nome próprio e os lendários MERCYFUL FATE, foi convidado num episódio recente do podcast “The Electric Theatre With Clown”, apresentado por M. Shawn “Clown” Crahan, dos SLIPKNOT. A conversa, que inclui novidades sobre os novos álbuns em que King está a trabalhar actualmente, pode ser ouvida na íntegra em baixo. “Estou a escrever com o Hank dos MERCYFUL FATE, com o Andy para KING DIAMOND e sozinho para KING DIAMOND“, revela o músico. “Para KING DIAMOND, estou a trabalhar num disco que se chamará «The Institute», que é a primeira parte de dois lançamentos — vai haver dois álbuns completos que contam uma história. Para os MERCY, também tenho o título, mas não o posso revelar neste momento. Também já temos a capa para o novo dos MERCY. Vamos voltar ao básico.“
Sobre sua abordagem de composição para o novo material, King disse: “Da minha parte, com os álbuns dos MERCY e de KING — ainda mais KING DIAMOND, diria — todas as vozes serão as linhas vocais principais novamente, como eram nos velhos tempos. Naquela altura não importava se havia um coro a cantar do lado direito ou do lado esquerdo, ou o que fosse, elas serviam para pegar em partes das letras para progredir a história e assim por diante. Qualquer coisa vale a nível vocal, sem dúvida — estou de volta ao estilo antigo. E para MERCY também, será muito old school — o Hank está a escrever muito como nos velhos tempos. E é bom sentir que podemos captar isso de novo. Portanto, são dois álbuns que estão a ser trabalhados e que estarão prontos quando pudermos sair e fazer digressões novamente, tenho certeza.“
O músico dinamarquês também revelou que há planos para criar uma história de BD baseada no seu segundo disco a solo, o clássico conceptual «Abigail», de 1987. “Estamos a trabalhar com uma empresa realmente boa“, disse King. “Tenho grandes esperanças em relação ao que poderá resultar dessa colaboração.” Recorde-se que, em Novembro de 2019, KING DIAMOND lançou uma nova música chamada «Masquerade Of Madness», que pode ser ouvida aqui. A canção foi misturada pelo guitarrista Andy LaRocque e por King nos Sonic Train Studios.