A 9 de Novembro, mas em 1979, os IRON MAIDEN estrearam-se nas edições e o heavy metal mudou para sempre.
Editado originalmente a 9 de Novembro de 1979 pela Hard Rock Records, o primeiro EP dos lendários IRON MAIDEN foi editado há 45 anos. Gravado pelo engenheiro de som Mike Kemp e misturado por Gary Lucas, nos estúdios Spaceward , em Cambridge, no Reino Unido, «The Soundhouse Tapes» transformou-se na stepping stone para a banda londrina se transformar na Dama de Ferro e num dos expoentes máximos do heavy metal.
Reza a lenda que foi para economizar dinheiro que a banda liderada por Steve Harris decidiu reservar estúdio no fim-de-semana da véspera de Ano Novo de 1978. A gravação de quatro temas — «Prowler», «Invasion», «Strange World» e «Iron Maiden» — foi feita essencialmente ao primeiro take e custou £200.
Já com o material devidamente misturado, Harris e Dave Murray apresentaram uma cópia em cassete a um DJ chamado Neal Kay, responsável por uma noite de heavy metal em Kingsbury, Londres, apelidada Bandwagon Soundhouse.
Muito impressionado com o que ouviu, Kay começou a tocar os temas e, eventualmente, a «Prowler» alcançou o primeiro lugar nas escolhas da Soundhouse, publicadas na revista Sounds. Pouco tempo depois, a demo chegou às mãos de Rod Smallwood e, como se sabe, o resto é história.
No final de 1979, enquanto esperavam para assinar contracto com a EMI, os IRON MAIDEN decidiram lançar os temas como um EP chamado «The Soundhouse Tapes» através do seu próprio selo, a Rock Hard Records. Embora as principais redes de lojas tivessem tentado encomendar grandes quantidades do disco, a banda distribuiu umas meras 5.000 cópias, disponíveis apenas por correio, que esgotaram em apenas algumas semanas.