Passaram apenas quatro dias desde que os IRON MAIDEN revelaram a sua primeira nova música em seis anos e, desde aí, o vídeo-clip de «The Writing On The Wall» obteve mais de três milhões e meio de visualizações só no Youtube. Um feito impressionante, será o mínimo que se pode dizer. Como é óbvio, os IRON MAIDEN deste século habituaram os fãs a gestos grandiosos e a banda fez acompanhar o tema de uma animação com sete minutos de duração, cujo conceito esteve a cargo de Bruce Dickinson e que contou com a preciosa colaboração de Mark Andrews e Andrew Gordon, dois fãs que têm no currículo créditos para a Pixar e que acabaram por ser os responsáveis pela animação. Realizada por Nicos Livesey, outro confesso fã, nos BlinkInk Studios, em Londres, o vídeo-clip permite ainda perceber uma série de detalhes da nova incarnação de Eddie, a conhecida mascote do grupo britânico. Além disso, o vídeo-clip está recheado de easter eddies, que a LOUD! já começou a analisar aqui e têm gerado imenso falatório em relação a qual será o próximo passo do sexteto veterano.
E agora chegam as novidades! A banda acaba de anunciar o seu novo álbum, de seu título «Senjutsu», quando todos esperavam um álbum chamado «Belshazzar’s Feast». O disco estará disponível em múltiplos formatos [podes ver mais informações detalhadas aqui] a partir de 3 de Setembro através da Parlophone e foi gravado em Paris, com Kevin Shirley na produção e Steve Harris na co-produção. O título, no mínimo intrigante, remete para um tipo especial de jutsu, que permite a uma pessoa sentir o campo natural de energia, à sua volta. Este é já o décimo sétimo álbum da banda e, sem dúvida, aquele que carrega o título mais estranho. Sabe-se também que «Senjutsu» será novamente um duplo-álbum, contando com artwork de Mark Wilkinson, sendo que o grupo prefere traduzir o título para “tácticas e estratégia”. O álbum terá uma duração total de 82 minutos e, segundo Bruce Dickinson, as gravações decorreram “em inícios de 2019, durante um intervalo da Legacy Tour.” O cantor também vai já avisando também que dois dos temas contidos no alinhamento são bastante diferentes daquilo a que o público dos IRON MAIDEN está habituado. “As canções são muito variadas, e algumas delas são bastante longas“, revela Dickinson. “Há também uma ou duas canções que soam bem diferentes do nosso estilo usual, e acho que os fãs dos Maiden ficarão surpresos — no bom sentido, espero!”.
No passado mês de Abril, os IRON MAIDEN anunciaram o reagendamento de toda a digressão internacional Legacy Of The Beast, sendo que o concerto em Portugal, no Estádio Nacional, em Oeiras, vai realizar-se no dia 31 de julho de 2022. Os convidados especiais WITHIN TEMPTATION e a banda de suporte AIRBOURNE mantêm-se confirmados para esta nova data. Em comunicado, a banda explicou a decisão para o reagendamento: “Lamentamos anunciar que as datas de Junho e Julho da IRON MAIDEN – LEGACY OF THE BEAST TOUR 2021 foram adiadas devido à contínua renovação de restrições, impostas pela pandemia de COVID-19, aos espetáculos ao vivo e às viagens. Os bilhetes já adquiridos mantêm-se válidos para estas novas datas.” O manager da banda, Rod Smallwood, reforçou o comunicado dos músicos, partilhando a sua consternação: “Os IRON MAIDEN estão, naturalmente, extremamente dececionados, pois é já o segundo Verão em que não podem ir para a estrada e apresentar este espectáculo especial LEGACY OF THE BEAST, o que é muito difícil de aceitar. Eles sabem que os fãs sentem o mesmo e é para estes que vão os seus votos de esperança. Como todos sabemos não há alternativa, pelo que faremos o nosso melhor e passaremos este interregno a preparar uma memorável e ainda mais espectacular tour Legacy. É a nossa promessa! Até lá, mantenham-se seguros”.
01. «Senjutsu» (Smith/Harris) 8:20
02. «Stratego» (Gers/Harris) 4:59
03. «The Writing On The Wall» (Smith/Dickinson) 6:13
04. «Lost In A Lost World» (Harris) 9:31
05. «Days Of Future Past» (Smith/Dickinson) 4:03
06. «The Time Machine» (Gers/Harris) 7:09
07. «Darkest Hour» (Smith/Dickinson) 7:20
08. «Death Of The Celts» (Harris) 10:20
09. «The Parchment» (Harris) 12:39
10. «Hell On Earth» (Harris) 11:19