Na sequência de um feito histórico do outro lado do Atlântico, chega-nos agora a confirmação de que os icónicos IRON MAIDEN entraram de rompante para a posição cimeira do top nacional de vendas com o seu mais recente álbum. Editado no passado dia 3 de Setembro, «Senjutsu» é o 17.º longa-duração de estúdio das lendas do heavy metal e o seu segundo álbum-duplo consecutivo, seguindo os passos de «The Book Of Souls», de 2015. A maior parte do álbum foi escrita pelo baixista e membro fundador do grupo britânico, Steve Harris, que escreveu quatro canções, cada uma com mais de nove minutos. O músico co-escreveu ainda três outros temas — dois com o guitarrista Janick Gers e uma com Adrian Smith. Smith, o segundo principal contribuidor de «Senjutsu», também escreveu três outras canções com Bruce Dickinson — «The Writing On the Wall», «Days Of Future Past» e «Darkest Hour». O primeiro desses temas foi lançado como o single de estreia do disco após uma campanha brilhante e enigmática que culminou na estreia de um soberbo clip animado, que estava carregado com mais de 20 easter eddies.
Entretanto, numa nova entrevista, Bruce Dickinson revelou que, de forma a evitarem um potencial leak antes da data de lançamento oficial, o disco esteve literalmente “trancado num cofre.“ O vocalista revelou a estratégia da banda numa conversa com a Metal Hammer UK, acrescentando que nem mesmo os músicos tinham cópias do álbum no momento em que as gravações foram concluídas. “No final das gravações, toda a gente tinha fugido para casa, por isso estávamos só eu, o Steve [Harris] e o Kevin [Shirley, produtor] no estúdio“, começa por dizer o músico, que foi um dos entrevistados da mais recente edição da revista britânica. “Ouvimos o resultado final algumas vezes e dissemos um para os outros: ‘Sim, está tudo bem!’. E foi a última vez que o ouvi. Foi, de resto, a última vez que todos nós ouvimos as canções… Ninguém na banda tinha uma cópia! O Steve, em particular, estava mesmo muito paranoico com a hipótese de alguém colocar os temas na internet e, provavelmente, com alguma razão, por isso o disco ficou trancado num cofre.” O músico acrescenta ainda que só voltou a ouvir o álbum uns meses depois, durante o processo de mistura do lançamento ao vivo «Nights Of The Dead, Legacy Of The Beast: Live In Mexico City», que foi editado no ano passado. “Fui a casa do Steve e perguntei-lhe se, por acaso, não tinha uma cópia do álbum. Ele tinha-o no laptop, por isso ouvimos tudo algumas vezes.”