Está resolvido o mistério! Os IRON MAIDEN acabam de estrear um vídeo-clip para «The Writing On The Wall», o primeiro single de avanço para o seu próximo álbum de originais que já pode ser visto no player em cima. Eram 18:00 em Portugal, e mais de 30,000 pessoas aguardavam pelo anúncio que a banda britânica andava a apregoar há algumas semanas. Surge uma animação. Um personagem caminha no deserto e, na mão, carrega um cartaz para o “Belshazzar’s Feast”. No fundo, ouve-se uma guitarra acústica. O The Reaper segura no caminhante, enquanto quatro bikers representam os cavaleiros do apocalipse. Escuta-se, pela primeira vez, a voz de Bruce Dickinson. Assim se torna pública uma nova canção dos IRON MAIDEN. O lado épico a meio-tempo que, nos últimos anos, tem caracterizado alguns temas da banda mantém-se intocado. «The Writing On The Wall» é o refrão e, inevitavelmente, o título do tema. O clip vai avançando, com múltiplas personagens a desfilarem, sendo que algumas parecem recriar velhos ícones de outras fases do grupo. A banda-desenhada que, há quatro anos, tinha sido editada com Eddie como protagonista, parece ter ganho uma segunda vida, agora em filme. Eis que surge um Eddie samurai. Destrói o protagonista e depois transforma-o num demónio que prega na parede. Comanda os quatro cavaleiros, cada um uma encarnação de um Eddie passado, que tudo destroem. Um casal é criado e levado por Eddie para um novo futuro. Eddie, o salvador. Ou não… Quando a animação termina, são já 55 mil os presentes e o mundo tem um novo tema de IRON MAIDEN para escutar. “Scream for me facebook”, pode ler-se na página oficial da banda.
«The Writing On The Wall» é a primeira nova música da banda de Steve Harris em mais de seis anos e foi revelada ao mundo através de um vídeo-clip cujo conceito esteve a cargo de Bruce Dickinson e que contou com a colaboração de Mark Andrews e Andrew Gordon, dois fãs da banda, que no currículo incluem a Pixar, que acabaram por ser os responsáveis pela animação. Realizada por Nicos Livesey, outro fã do grupo, nos BlinkInk Studios, em Londres, a animação permite perceber alguns detalhes da nova incarnação de Eddie, a conhecida mascote do grupo britânico. “Tinha uma ideia perfeita do conceito que deveria acompanhar o tema”, explica Bruce Dickinson, que foi articulando o trabalho com os restantes colaboradores, através de vídeo conferências. O resultado final acabou a ser ainda mais colaborativo que o esperado, pois o realizador procurou sugestões para o storyboard, consultando seguidores dos IRON MAIDEN e o resultado foram mais de sessenta colaborações com fãs do Brasil, França, Roménia, Estados Unidos e outros países, que adicionaram ideias ao vídeo.
Para lá da música, os IRON MAIDEN têm proporcionado aos seus fãs a descoberta de livros, de filmes ou de episódios históricos. Com o anúncio marcado para hoje, 15 de Novembro, criaram toda uma campanha viral à volta do “Belshazzar’s Feast”. Em português, Belsazar foi o último rei da Babilónia. Esta figura bíblica, organiza uma grande festa, com objectivo de destruir o Templo de Salomão. Eis quando surgem palavras escritas no muro. Depois de chamados vários sábios para as interpretarem, é Daniel que desvendaas palavras e anuncia que o rei irá ser vencido e o império babilónico capitulará. A bíblia narra a história, como alegoria para mais uma vez, a mão de deus, ajudar a vencer o pecado, simbolizado pela festa, e contribuir para a proteção do povo judeu e do seu templo. De toda esta narrativa surge uma popular expressão britânica “writing on the wall”, que os IRON MAIDEN abreviaram para “WTOW” e que têm deixado por todo o lado, incluindo em novas versões das capas dos seus discos. Muitos podem até ver aqui uma alegoria ao último disco de estúdio do grupo que, em dois anos, vai celebrar o cinquentenário. Seja como for, pode esperar-se um trabalho em que mais uma vez se irá ler a palavra “know”, aquela que é mais referida em todas as letras do grupo, como foi descoberto num estudo recente que elencou as 25 palavras mais usadas pelos IRON MAIDEN nas suas canções.