Nicko McBrain, o inimitável baterista das lendas do heavy metal IRON MAIDEN, escapou por pouco de um ferimento grave ao ser atingido pelo seu enorme gongo durante o espectáculo da banda britânica em Dublin, na Irlanda, que decorreu no passado dia 24 de Junho. Como podes observar no vídeo em baixo, captado pelo utilizador do YouTube JD Knight, o aparatoso incidente aconteceu durante a interpretação do tema «Alexander The Great», num momento em que o vocalista Bruce Dickinson se aproximou de McBrain na passarela situada por trás do kit de bateria. Depois usar um maço de percussão para tocar o instrumento, que aparentemente não estava bem fixado, o gongo soltou-se e acabou mesmo por atingir o baterista nas costas. Visivelmente surpreso, Bruce fez uma pausa breve, garantiu que o seu colega de banda estava bem, sorriu para a plateia e continuou o seu caminho pela passarela. Numa questão de segundos, um membro da equipa de palco pode ser visto a consertar o gongo. Em Maio, num vídeo em que McBrain apresentou a sua nova bateria, o baterista mencionou o gongo de 40 polegadas (1,02 metros) que está a usar durante esta digressão e explicou que a peça foi feita sob encomenda pela Paiste especialmente para ele.
Recorde-se que, recentemente, os IRON MAIDEN foram presenteados com um disco de ouro pelas vendas do seu mais recente álbum, «Senjutsu», no Reino Unido. Tony Harlow, da Warner Music UK, entregou às lendas do heavy metal britânico o “prémio” naquele que foi o primeiro dos dois concertos esgotados que a banda protagonizou na O2 Arena, em Londres. O galardão representada mais de 100.000 cópias físicas do mais recente álbum do grupo, «Senjutsu», vendidas apenas no Reino Unido. “Ouro? Isso é fantástico!“, diz Bruce Dickinson num comunicado. “Desde o lançamento de «Writing On The Wall», o primeiro single de «Senjutsu», sabíamos que este álbum funcionaria muito bem ao vivo e estamos muito satisfeitos que os fãs tenham comprado um álbum com quatro músicas com mais de oito minutos de duração e outro com quase treze! Esta digressão no Reino Unido foi incrível e lembra-nos o quanto a nossa música — tanto nova como mais antiga — significa para os fãs no Reino Unido e em todo o mundo“. Rod Smallwood, o eterno manager da banda, acrescenta: “É uma enorme honra continuarmos a receber discos de ouro durante uma digressão pelas grandes cidades da Europa com um alinhamento que contém cinco músicas e cerca de 50 minutos deste último álbum. Isto valida a intenção da banda ao apresentar novas músicas e o relacionamento que temos com os nossos fãs Sempre tivemos orgulho em hastear a bandeira da Grã-Bretanha e sermos reconhecidos com mais um álbum de ouro aqui é muito gratificante“.
«Senjutsu», o 17.º álbum de estúdio dos IRON MAIDEN, foi lançado em Setembro de 2021 via BMG. O LP foi gravado durante 2019 num estúdio localizado em Paris, com produção a cargo de Kevin Shirley em parceria com Steve Harris e garantiu entrada no #3 da tabela de vendas da Billboard na semana em que foi editado. Com 90% das 64,000 unidades vendidas em formato físico, o álbum-duplo aclamado pela crítica acabou mesmo por superar a prestação comercial de clássicos como «The Number Of The Beast» ou «Powerslave», e estreou um lugar acima dos seus predecessores, «The Book Of Souls» e «The Final Frontier», de 2015 e 2010 respectivamente, que atingiram o pico de vendas na posição #4. «Senjutsu» foi o 13.º álbum do grupo a alcançar o Top 40 nos Estados Unidos.