Steve Harris, baixista e fundador dos IRON MAIDEN, reflete sobre a notável longevidade do grupo.
Há uns meses, os IRON MAIDEN anunciaram a digressão mundial Run For Your Lives, uma celebração dos 50 anos de carreira da icónica banda britânica de heavy metal, que tem início marcado para Maio de 2025 na Hungria e passa por Portugal em Julho. A rota promete dar aos fãs um espectáculo épico e nostálgico, com um alinhamento focado apenas nos seus primeiros nove LPs de estúdio, de «Iron Maiden» a «Fear Of The Dark».
Recentemente, Steve Harris, baixista e fundador dos IRON MAIDEN, refletiu sobre a notável longevidade do grupo numa entrevista ao Music Radar. “É incrível que esta banda esteja em actividade há 50 anos“, diz o músico. “Quando penso em tudo o que fizemos — a quantidade de músicas, de álbuns, de digressões — é algo realmente surreal. E é fantástico ver tantas pessoas jovens nos nossos concertos. Temos na audiência miúdos com nove ou dez anos, e muitos outros na casa dos 20. Ganhamos constantemente novos fãs, o que é incrível. Acho que isso acontece porque oferecemos algo especial, um espectáculo que é, ao mesmo tempo, cativante e autêntico.“
Durante a conversa, Harris destacou também a diferença geracional que os IRON MAIDEN observam nos seus espectáculos: “Há sempre muitas caras jovens na primeira fila, e penso que muitos deles nunca viram nada igual. Para eles, devemos parecer muito velhos, o que é justo. Quando eu tinha 17 anos, achava que as pessoas que tinham 25 já eram muito velhas!“.
Embora os membros dos IRON MAIDEN estejam agora na casa dos 60 e 70 anos, a banda não parece ter planos imediatos para uma possível reforma. Em 2019, numa entrevista ao Trunk Nation, Steve Harris já tinha explicado que só vai ponderar o fim do grupo quando sentir que não está à altura das expectativas dos seus fãs. “Enquanto nos sentirmos capazes e satisfeitos com o que fazemos, vamos continuar“, garantiu ele. Ainda assim, a banda passou por uma das mudanças mais significativas na sua história no início deste mês, quando Nicko McBrain anunciou o seu afastamento dos palcos.
Num comunicado publicado no site oficial da banda, Nicko McBrain expressou toda a sua gratidão pelos anos passados com o grupo e pelo apoio ds fãs que acompanharam o seu percurso. Umas horas depois, os IRON MAIDEN revelaram que Simon Dawson, colaborador de longa data de Harris nos BRITISH LION, assumirá as funções de baterista na próxima digressão, assegurando a continuidade do som característico do grupo. Resultado, com um legado que atravessa cinco décadas, os IRON MAIDEN continuam a provar porque são uma das bandas mais influentes e amadas no universo do heavy metal.
A digressão Run For Your Lives promete ser uma celebração inesquecível, marcando mais um capítulo na história desta lendária formação. “Esta digressão vai pôr um sorriso nos vossos rostos e trazer um grito de alegria às vossas gargantas“, afirmou Bruce Dickinson, o vocalista dos IRON MAIDEN, quando as datas da rota foram anunciadas. “Se já nos viram antes, preparem-se para elevarem essa experiência a outro nível. Se nunca nos viram, agora é a vossa oportunidade.“