Esta homenagem dos IRON MAIDEN, que aconteceu ontem, 22 de Outubro, no Minnesota, é só mais uma prova da importância que Di’Anno teve na trajectória de uma das maiores bandas de heavy metal de sempre.
Os lendários IRON MAIDEN, prestaram homenagem ao seu ex-vocalista Paul Di’Anno durante o concerto de ontem, terça-feira, 22 de Outubro, no Xcel Energy Center, em Saint Paul, Minnesota. Antes de tocarem o tema «The Time Machine», Bruce Dickinson, o actual vocalista da banda britânica, dirigiu-se à plateia e mencionou o enorme impacto que Di’Anno teve nos primeiros passos do grupo.
Durante a homenagem, que podes ver no player em baixo, Dickinson recordou o contributo de Di’Anno nos dois primeiros álbuns da banda — «Iron Maiden» e «Killers», de 1980 e 1981, respectivamente — e deu destaque à sua voz marcante e dedicação ao rock até aos últimos dias da sua vida. Bruce convidou o público a fazer um momento de silêncio em honra de Di’Anno, após o qual, num toque típico, pediu aos fãs que gritassem em memória do antigo vocalista: “Paul, se estiveres a ouvir, esta é uma mensagem de Minneapolis para onde quer que estejas, gritem por mim para o Paul Di’Anno.”
Paul Di’Anno, cujo nome verdadeiro era Paul Andrews, faleceu na sua casa em Salisbury, aos 66 anos, na passada segunda-feira. Nascido em Chingford, em Londres, no dia 17 de Maio de 1958, o cantou tornou-se conhecido como o vocalista dos IRON MAIDEN entre 1978 e 1981. Foi a voz dos álbuns que lançaram o grupo para a ribalta, elogiado por muitos pelos níveis de energia e agressividade da sua voz, elementos cruciais no som inicial não só da banda liderada por Steve Harris, mas também de toda a New Wave Of British Heavy Metal.
Poucas horas após o manager de Paul Di’Anno ter confimado a sua morte, os IRON MAIDEN usaram as redes sociais para prestarem homenagem ao impacto inegável que o cantor teve nos seus anos iniciais por meio de uma declaração em que reconhecem o seu papel crucial, dizendo: “Estamos profundamente tristes por saber da morte de Paul Di’Anno. O contributo do Paul para os Iron Maiden foi imenso e ajudou a traçar o caminho que temos percorrido como banda há quase cinco décadas. A sua presença pioneira, tanto como frontman como vocalista, em palco e nos nossos dois primeiros discos, será carinhosamente lembrada não só por nós, mas também por fãs ao redor do mundo.“
Paul Di’Anno foi uma das figuras mais influentes da história inicial dos IRON MAIDEN, sendo a sua voz inconfundível o motor dos álbuns «Iron Maiden» (de 1980) e «Killers» (de 1981). Di’Anno trouxe um tom mais punk e agressivo à banda, ajudando a definir o som distintivo que acabaria por dominar o heavy metal britânico nos anos 80. Após a sua saída dos IRON MAIDEN, Di’Anno continuou a gravar e a actuar em vários projectos ao longo da sua carreira, entre eles os BATTLEZONE e KILLERS, mantendo uma base de fãs dedicada.