Poucas horas após a despedida emocionante de NICKO MCBRAIN, baterista da banda há mais de quatro décadas, os IRON MAIDEN acabam de anunciar quem é o seu substituto.
Os IRON MAIDEN anunciaram Simon Dawson como o novo baterista da banda, marcando uma mudança significativa após a despedida de Nicko McBrain. O comunicado oficial foi feito após o último concerto da digressão The Future Past Tour, realizado ontem, 7 de Dezembro, em São Paulo, no Brasil. Dawson, já conhecido pelos fãs como baterista dos British Lion, projecto paralelo de Steve Harris, junta-se agora à lendária banda britânica.
Natural de Suffolk, Simon Dawson tem trabalhado ao lado de Harris desde 2012, participando em todas as gravações e digressões dos British Lion desde então. A sua mais recente contribuição presente no LP álbum homónimo de estreia e em «The Burning», segundo disco do grupo, amplamente elogiado pela crítica.
O anúncio coincide com a despedida emocionante de Nicko McBrain, que, aos 72 anos, decidiu afastar-se dos palcos devido a limitações físicas causadas por um acidente vascular cerebral. Durante o concerto final em São Paulo, McBrain mostrou a resiliência que o caracterizou ao longo de mais de quatro décadas com os IRON MAIDEN, adaptando o seu estilo para oferecer uma última prestação memorável.
A noite foi marcada por um discurso emocionado de Bruce Dickinson, que dedicou a terceira música do alinhamento, «The Writing On The Wall», a Nicko. “Esta é uma noite muito especial, como alguns de vós, penso que provavelmente todos, saberão, porque esta manhã anunciámos… Bem, foi o Nicko que anunciou que ia deixar de tocar bateria ao vivo com os IRON MAIDEN“, disse ele.
“Há 42 anos que o Nicko faz parte desta banda. Ele era baterista antes de eu ser cantor, era piloto antes de eu ser piloto, e agora não está a deixar a banda, simplesmente não vai tocar mais ao vivo connosco. Temos muito mais temas para tocar hoje à noite, e quero que o resto da noite seja uma celebração do Nick, uma celebração da alegria que ele trouxe a todos ao redor do mundo, não apenas aqui no Brasil”.
A digressão The Future Past Tour, que revisitou clássicos e apresentou temas de «Senjutsu», o mais novo álbum da banda, terminou em grande, com um alinhamento carregado de clássicos e a habitual dose de energia que contagiou os mais de 1,4 milhões de fãs que assistiram aos 81 concertos realizados em todo o mundo.
Para 2025, os IRON MAIDEN preparam-se para celebrar o seu 50.º aniversário com a digressão Run For Your Lives, que terá início a 27 de Maio, em Budapeste. A banda entra numa nova era, agora com Simon Dawson atrás do kit de bateria, mas mantendo intacto o espírito que os consagrou como sendo uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos.