ADRIAN SMITH, o guitarrista dos IRON MAIDEN, e o frontman dos THE WINERY DOGS, Richie Kotzen, juntaram forças num novo projecto, apropriadamente intitulado SMITH/KOTZEN. A dupla lançou a banda com o seu single de estreia, «Taking My Chances», que foi gravado no início do ano passado — e, pelos vistos, há muito mais para vir já “no início de 2021”, com o álbum homónimo de estreia da dupla a ser editado já a 26 de Março. “Acho que o Richie e eu nos completamos muito bem”, explica Adrian num press-release. “Ele é um guitarrista virtuoso, mas tem um óptimo sentido de melodia, por isso aconteceu tudo de uma forma muito natural“. “O nosso terreno comum está no rock clássico e baseado nos blues — ambos viemos dessa mentalidade”, acrescenta Richie. “Temos estado a escrever e a gravar durante o último ano e estou extasiado com os resultados.” Podes conferir o vídeo-clip para o single de estreia do projecto no player em cima.
2020 foi, de resto, um ano bastante produtivo para o guitarrista dos IRON MAIDEN. Em Setembro, o músico lançou “Monsters Of River & Rock: My Life As Iron Maiden’s Compulsive Angler”, um livro de memórias em que conta a sua história através do mundo da música e da pesca. “Acho que estava sentado com uns amigos a conversar e alguém sugeriu que devia escrever um livro”, explicou o músico à Kerrang!. “Começou por ser um livro de pesca, e então percebi que… As minhas paixões são pescar e, obviamente, fazer música, por isso começou como um livro de pesca, mas fui introduzindo mais e mais música conforme avançava. É provavelmente cerca de 70% sobre pesca e 30% de anedotas musicais, porque está tudo entrelaçado. Eu simplesmente não consigo fugir disso.” Adrian diz que, para ele, a pesca funciona como uma espécie de fuga ao mundo agitado do metal.
Apesar de terem sido forçados a cancelar todos os seus planos para concertos em 2020 e terem tido de mudar os concertos já agendados para o Verão do próximo ano, os IRON MAIDEN têm estado activos, com Bruce Dickinson a revelar que estão “a trabalhar um pouco em estúdio”. Numa actualização recente em vídeo [disponível aqui], a voz do grupo britânico refletiu sobre os últimos meses dos titãs do heavy metal, dizendo que “todos nós estamos a passar por um momento tórrido — todos no mundo inteiro, incluíndo os Maiden. Queremos voltar para a estrada! “Muitas coisas não aconteceram este ano — isso é extremamente óbvio — e é muito, muito frustrante. No entanto, temos planos. Entretanto, o que temos estado a fazer? Bem, estamos escrevendo alguns pedaços de música. Tenho falado com o Steve [Harris, baixo]. Temos estado a trabalhar um pouco em estúdio. No entanto, não posso dizer do que se trata, porque eles teriam que me matar. […] Uma coisa é certa, continuamos todos aqui. Ansiosos para voltar a tocar ao vivo. Não nos vamos embora. Mantemo-nos sólidos e vai haver grandes coisas a acontecer num futuro próximo“.
Uma dessas “grandes coisas” foi o lançamento de um novo álbum-duplo ao vivo, intitulado «Nights Of The Dead, Legacy Of The Beast: Live In Mexico City», que foi gravado em três concertos esgotados em Setembro do ano passado e foi editado a 20 de Novembro pela Parlophone Records. Além do lançamento digital, o álbum foi disponibilizado em duplo-CD digipack, livro de capa dura deluxe, vinil triplo preto e vinil triplo colorido de 180g com uma bandeira mexicana de edição limitada. Recorde-se que os IRON MAIDEN vão estar de regresso a Portugal em 2021 para o seu primeiro espectáculo de estádio em território nacional. Originalmente anunciado para o dia 23 de Julho de 2020, no Estádio Nacional, o regresso da banda de Steve Harris a Lisboa foi remarcado para 21 de Junho do próximo ano, mantendo os AIRBOURNE e os WITHIN TEMPTATION como bandas suporte.