A etapa norte-americana de Outono da digressão mundial Legacy Of The Beast, dos IRON MAIDEN, terminou no dia 27 de Outubro na Amalie Arena, em Tampa, na Florida, em mais um espectáculo esgotado nos Estados Unidos, e frente a mais de 12.000 fãs. Após terem feito 139 concertos em 33 países e vendido mais de 3 milhões de bilhetes, as lendas do heavy metal encerraram finalmente um périplo que teve início em 2018. Numa longa nota eitada pela banda, assinada por Rod Smalwood, o eterno manager dos IRON MAIDEN agradeceu aos fãs todo o apoio e dedicação, “especialmente os afectados por todos os problemas causados pela pandemia que fez com que os espectáculos de 2020 tivessem de ser reagendados — não só uma, mas duas vezes!”. Agora que essas agruras parecem ter ficado para trás, o grupo de Steve Harris promete recuperar o tempo perdido nos dois últimos anos e vai sair novamente em digressão na Europa com a Future Past Tour nos meses de Junho e Julho de 2023.
Ou, pelo menos, era isso que pensávamos aqui deste lado. Até ao momento estão apenas anunciadas datas entre 13 de Junho e 15 de Julho no próximo ano, incluindo três concertos em Espanha — a 18 de Julho no Palau Sant Jordi, em Barcelona, 20 de Julho no Estádio Enrique Roca, em Murcia, 22 de Julho no Bizkaia Arena Bec!, em Bilbau. Até ao momento esses são os únicos espectáculos anunciados para a Península Ibérica e, convenhamos, olhando para o routing, a hipótese de os vermos nesta tour parecia estar a tornar-se cada vez mais remota. No entanto, a somar ao facto de sabermos que o itinerário ainda está incompleto, com a banda a prometer mais confirmações nos próximos meses, o comunicado de Rod Smalwood volta a dar-nos uma réstia de esperança, com a revelação de que a Future Past Tour se vai prolongar até 2024. “Agora vamos todos fazer uma merecida pausa e voltaremos no próximo ano com um enorme espectáculo novo“, promete Smallwood. “Desta vez, a ‘The Future Past Tour’ fica apenas pela Europa, uma vez que a ‘Legacy Of The Beast’ em 2022 foi tão longa que nos permitiu ver o maior número possível de fãs na fase pós-pandémia. No entanto, a ‘The Future Past Tour’ vai continuar em 2024 e quem sabe para onde irá… Fiquem atentos!“.
Muitos dos fãs presentes na último concerto dos IRON MAIDEN em Portugal devem ter notado que, no final, Bruce Dickinson não só se despediu com um “Até para o ano”, mas de forma propositada e irónica, deixou sair um “maybe Somewhere on Tour”. Esta frase deixou muita gente curiosa. Somewhere On Tour é a designação da rota que, entre 1986 e 1987, percorreu o globo promovendo o álbum «Somewhere In Time». Mais tarde, esse LP seria uma vez mais recordado entre 2008 e 2009 na digressão intitulada Somewhere Back In Time World Tour, em que vários discos eram revisitados, à semelhança do que tinha sido feito na Eddie Rips Up The World Tour. No entanto, com a edição recente de «Senjutsu», era de esperar ser este mais recente trabalho o alvo da próxima digressão. Na realidade, os espectáculos da fase final da Legacy Of The Beast World Tour começaram mesmo com três temas extraídos do disco e todo um cenário alusivo ao mesmo, só depois entrando o cenário que acompanhou a digressão na fase pré-COVID. Só que não, porque a banda tinha outros planos. A próxima digressão intitula-se The Future Past Tour, e mistura uns temas de «Senjutsu» com canções do LP clássico «Somewhere In Time». De acordo com Steve Harris, que refere já terem tocado três temas de «Senjutsu» nos últimos concertos, “não faz muito sentido repetir os temas que andámos a tocar este ano numa digressão relativa álbum, por isso pensámos em outras opções e decidimos revisitar uma vez mais o «Somewhere In Time», já que essa digressão não foi focada nas diversas tours retrospectivas que fizemos ao longo dos anos”. Segundo o baixista, “não filmámos essa digressão, por culpa do manager, e temos tido pedidos de muitos fãs, ao longo dos anos, para algumas das faixas, e agora vamos tocar essas”.