Vinte e três anos depois do seu surgimento, a força do black metal português IRAE regressa com a criação mais ousada e introspectiva de um percurso sempre em crescendo.
A entidade do black metal português IRAE está de volta com um novo capítulo da sua história: «In The Key Of Twilight», um álbum conceptual que promete redefinir os limites da sua crua visão artística. Para assinalar o momento com toda a pompa e circunstância que merece, a banda acaba de divulgar o muito aguardado sucessor do aplaudido «Assim Na Terra Como no Inferno», de 2022. Podes conferir o álbum, na íntegra e à borla, no player em baixo.
A celebrar 23 anos de existência, os IRAE apresentam o novo «In The Key Of Twilight» como a sua obra mais ambiciosa até agora. O álbum aborda a ideia de superação — “como humano e como o homem que criou Deus” — através de paisagens sonoras que oscilam entre a destruição e a iluminação. O resultado afirma-se como uma viagem que combina a ferocidade tradicional do projecto luso com uma abordagem mais narrativa e expansiva.
Nas palavras de Vulturius, mentor da banda, “esta é a minha criação mais poderosa e exigente até agora — uma transformação pessoal e musical dividida em oito capítulos.” Essa estrutura capitular confere ao disco uma dimensão quase literária, em que cada faixa se abre como um portal para um novo estágio da metamorfose. Cada título parece desenhar uma viagem interior que conduz do vazio à transcendência — “abrindo portas, quebrando barreiras e forjando novos caminhos, erguendo-se da extinção para a luz”, diz o estratega dos IRAE.
Com este novo registo, os nacionais IRAE prometem reafirmar-se como uma das forças mais resilientes e também mais visionárias do underground português. Desde a sua génese, têm cultivado um equilíbrio raro entre tradição e autenticidade, e agora, com «In The Key Of Twilight», abrem espaço para uma reflexão mais profunda sobre a espiritualidade, a dor e a redenção.
Dúvidas restassem, este é mais um presságio de que, mesmo após vinte e três anos de escuridão e devoção, os IRAE continuam a reinventar-se, moldando o crepúsculo à sua imagem. Gravado no Rock Solid Studio, no Algarve, por Tião Costa, «In The Key Of Twilight» conta com Vulturius nas vozes, nas guitarras, no baixo e nos teclados, e com Ûr na bateria. A capa do disco, criada por Belial Necroarts em neopastel oil, traduz a espiritualidade sombria que atravessa o conceito do LP, enquanto o layout ficou a cargo do Heresie Studio.

01. Intro | 02. Apex Predator | 03. Key To The Darkest Path | 04. Forlorn | 05. There Will Be Wrath | 06. The End Of Light | 07. Black Vault Of Nothingness | 08. Negative Energy















