IMPALED NAZARENE

IMPALED NAZARENE: De regresso a Portugal em 2024

Na bagagem, os “terroristas” finlandeses IMPALED NAZARENE trazem «Eight Headed Serpent», o seu muito elogiado álbum mais recente.

Quem é que já tinha saudades de Mika Luttinen e companhia?!? Pois é, depois de uma série de anos de ausência dos palcos nacionais, os IMPALED NAZARENE vão regressar finalmente ao nosso país em 2024 para uma actuação única integrada no festival NADA – NA ALMA DO ALENTEJO. O festival já anunciou as primeiras confirmações para a sua terceira edição, que decorre entre os dias 7 a 9 de Junho, em Beja.

Além da presença dos autores de «Tol Cormpt Norz Norz Norz» no primeiro lote de confirmações ainda constam também os lendários thrashers germânicos DESTRUCTION, os SPIRITUAL FRONT, ENCHANTYA e ALPHA WARHEAD. Mais nomes em cartaz e outras informações serão reveladas muito em breve, mas os bilhetes já estão disponíveis no site oficial do NADA – NA ALMA DO ALENTEJO.

As lendas finlandesas IMPALED NAZARENE foram formadas em 1990, originalmente com os irmãos Mika e Kimmo Luttinen (na voz e na bateria, respectivamente), juntamente com Mika Pääkkö (na guitarra), Ari Holappa (na guitarra) e Harri Halonen (no baixo). Em 1992, gravaram algumas demos e começaram a tocar ao vivo com bandas como os Sentenced, Amorphis e Belial. A exposição no underground atraiu a atenção da editora francesa Osmose Productions, que os adicionou rapidamente ao seu catálogo.

Após reorganizar a formação, substituindo Holappa e Halonen pelo baixista Taneli Jarva e pelo guitarrista Jarno Anttila, os IMPALED NAZARENE gravaram o álbum de estreia «Tol Cormpt Norz Norz Norz», que acabou por atingir, surpreendentemente, o #40 nas tabelas de vendas finlandesas. Em 1993, lançaram o demolidor «Ugra-Karma», sucedido rapidamente pelo crucial terceiro álbum, «Suomi Finland Perkele». Originalmente intitulado «Hail to Finland», o disco foi lançado em 1994 e banido pelas principais redes de lojas devido ao conteúdo das letras.

Para surpresa geral, durante uma sessão de gravação em 1995, K. Luttinen saiu da banda e foi substituído por Reima Kellokoski. Sem perder tempo, após uma digressão europeia, os IMPALED NAZARENE voltam a estúdio para gravar o álbum «Latex Cult», o último com Jarva no baixo. Em 1996, viajaram pela Europa extensivamente, tocando com bandas como Dark Tranquillity, Cannibal Corpse, Immolation, Gehennah, Vader e Angel Corpse.

Em 1997, a banda e a Osmose foram processados judicialmente pela comunidade Hare Krishna, alegando que a arte da capa de «Ugra-Karma» era ofensiva. Resolvido o problema, os IMPALED NAZARENE não voltaram a olhar para trás e, apesar de inúmeras mudanças de formação e com Mika Luttinen como única constante, têm mantido uma carreira sólida durante mais de três décadas. O mais recente LP do grupo, cuja formação fica actualmente completa com Reima Kellokoski na bateria, Mikael Arnkil no baixo e Kim Lappalainen na guitarra, chama-se «Eight Headed Serpent» e foi lançado em 2021.