Os IMMORTAL completaram os trabalhos no seu próximo álbum de estúdio! “O nosso novo álbum, «War Against All», vai ser lançado via Nuclear Blast“, anuncia a banda num comunicado, mesmo sem avançar ainda a data de edição. Este é o 10.º álbum de estúdio dos noruegueses, e “apresentará oito novas canções no estilo já clássico” dos IMMORTAL, declara Demonaz, fundador — e, pelo que sabe, único membro — da banda. “Os Immortal continuam o estilo que foi estabelecido e definido nos nossos primeiros discos. É ́rápido, furioso, épico, e poderoso Blashyrkh Metal — a única forma que podia ser!“. Sobre o processo de composição de «War Against All», o guitarrista e compositor diz que “embora o trabalho de estúdio seja necessário para obter uma gravação definitiva, o processo de escrita é obviamente o meu favorito. Ainda escrevo todos os riffs de guitarra em casa e com a mesma vibração de sempre, e as letras também. Os primeiros tempos do black metal são os que mais me inspiram. Noites frias no bosque, nas montanhas sob a lua de inverno. É isso que mantém o espírito vivo, e a base de toda a música que fazemos”.
«War Against All» foi gravado e produzido em Bergen, na Noruega, nos Earshot & Conclave Studios. “Na verdade, é o mesmo estúdio onde gravei as guitarras e as linhas vocais para o «Northern Chaos Gods»”, explica o actual timoneiro dos IMMORTAL. “Também fizeram um excelente trabalho com o novo álbum, e foi um prazer voltar a trabalhar com eles. Estou especialmente satisfeito com o resultado que atingimos desta vez. Tem aquele som de guitarra que morde a frio, mas uma produção poderosa. Os Immortal nunca comprometeram a visão original, que está a levar os fãs numa viagem pelo Blashyrkh com a nossa música mais sombria a cada novo lançamento. Estas canções não são excepção a isso. Estou orgulhoso do resultado final, sobretudo porque sinto quetem uma expressão bastante distinta“. A capa do álbum, que pode ser vista em baixo, assim como o alinhamento completo, foi feita pelo artista sueco Mattias Frisk.
AS DISPUTAS LEGAIS PELO NOME “IMMORTAL”
Harald “Demonaz” Nævdal e Reidar “Horgh” Horghagen, os músicos que gravaram «Northern Chaos Gods», que foi o primeiro álbum doa noruegueses IMMORTAL após a cisão com o carismático Abbath, estiveram envolvidos numa disputa legal sobre os direitos do nome da banda há dois anos. Uma das primeiras e mais bem-sucedidas bandas de black metal da Noruega, os IMMORTAL foram criados por Demonaz e Olve “Abbath” Eikemo em 1990. Horgh juntou-se ao grupo em 1996 e, há seis anos atrás, Abbath e o resto do grupo passaram por uma separação amarga. A batalha judicial altamente divulgada em 2014 sobre os direitos ao nome IMMORTAL colocou Abbath contra Demonaz e Horgh, com Abbath a alegar que o par abandonou a banda depois que ter tirado o seu material do local de ensaios. Nessa altura, o sistema judicial norueguês determinou o contrário e concedeu o nome IMMORTAL a Demonaz e Horgh.
Entretanto, em Julho de 2018, a dupla lançou «Northern Chaos Gods» e, quando se esperavam notícias de um novo álbum, corria o mês de Agosto de 2020, o jornal norueguês VG revelou que os dois membros dos IMMORTAL estavam envolvidos numa nova batalha legal, depois de Demonaz ter registado o nome da banda no Departamento de Patentes da Noruega como uma marca registrada em Julho de 2019. O registo foi aprovado e, portanto, o guitarrista recebeu o direito exclusivo para usar o nome comercialmente. No entanto, Horgh optou por recorrer do registo, e o assunto foi decidido a seu favor, o que significa que Demonaz deixou de ter o direito exclusivo ao nome IMMORTAL. O Departamento de Patentes da Noruega decidiu que os direitos passam a pertencer à banda como um todo, e não aos membros individuais. Segundo declarações ao VG, Horgh disse não ter sido informado acerca do registro feito por Demonaz. “Nunca me ocorreu registar a marca sozinho, como Nævdal fez neste caso aqui, mas vi-me a ter de lutar para manter os direitos que conquistei ao longo de uma longa carreira nesta banda“, disse o baterista. Demonaz, por seu lado, afirma que discorda da decisão, apontando que é “o único membro original remanescente da banda.” Não sabemos se terá chegado a algum acordo fora dos tribunais ou não, mas vai ser ele o primeiro a dar continuidade ao legado e ao nome.
01. War Against All
02. Thunders Of Darkness
03. Wargod
04. No Sun
05. Return To Cold
06. Norlandihr
07. Immortal
08. Blashyrkh My Throne