É já em Junho, dia 18 para sermos mais exactos, que Ihsahn vai regressar às lides discografias, com o fortemente antecipado «Eremita». Numa carreira a solo que tem mostrado uma evolução e uma ascenção fulgurantes desde o fim dos Emperor, o talentoso multi-instrumentista nunca deixou a experimentação e a inovação de lado, e este novo álbum não será excepção, tendo certamente capacidade para agradar aos mais variados quadrantes da música extrema. Desde o black metal ao prog, será difícil escapar ao alcance quase universal do norueguês de 36 anos, que tem em «Eremita» já o seu quarto registo sobre nome próprio, depois da trilogia composta por «The Adversary», «angL» e pelo aclamado «After».
A lista de convidados para este disco é de deixar água na boca: Tobias Ornes Andersen (Leprous), Jorgen Munkeby (dos Shining noruegueses, ele que foi parte essencial de «After»), Jeff Loomis (ex-Nevermore), Devin Townsend (como vocalista), Einar Solberg (Leprous) e a habitual Heidi S. Tveitan (Star of Ash), esposa de Ihsahn.
Para além da capa do álbum, foi hoje dado a conhecer um pequeno teaser do que aí vem, que não poderíamos deixar de partilhar com os nossos leitores.
«Eremita» terá o seguinte alinhamento de temas:
01. Arrival
02. The Paranoid
03. Introspection
04. The Eagle And The Snake
05. Catharsis
06. Something Out There
07. Grief
08. The Grave
09. Departure
10. Recollection (apenas na edição especial)