Numa altura em que a turbulenta história do black metal norueguês voltou à ribalta graças ao lançamento do filme «Lords Of Chaos», Jacob Lowenstein, de 28 anos, baterista da banda de black metal IGNI, da Nova Zelândia, foi acusado de incendiar duas igrejas mórmons.
De acordo com o New Zealand Herald, Lowenstein apareceu sob custódia no Tribunal Distrital de Christchurch, ontem, dia 3 de Abril, para responder por duas acusações de fogo posto e uma de roubo de um veículo. As duas acusações de fogo posto estão relacionadas com incêndios em igrejas mórmons em Christchurch e Greymouth, que ocorreram em dois dias separados durante o mês de Março.
A 11 de Março, ocorreu um incêndio num edifício em Christchurch, usado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como instituição de ensino para estudantes do ensino superior. O segundo incêndio aconteceu no prédio da igreja em Greymouth, a 13 de Março, destruindo a capela e causando danos suficientes para que o prédio tivesse de ser demolido.
Lowenstein e Declan MacInnes formaram os IGNI em 2016 na Jazz School de Christchurch. Até à data, a banda lançou dois álbuns: «The Pale» (2017) e «This Must Be Hell», em Fevereiro deste ano.