Uma viagem sonora obscura e distópica, que junta duas lendas do metal extremo: IGGOR CAVALERA e SHANE EMBURY.
O mundo do metal extremo conhece bem Iggor Cavalera e Shane Embury, dois músicos que ajudaram a definir sonicamente géneros como o thrash, o black/death metal e o grindcore. Agora, os dois uniram-se para um lançamento singular, onde exploram “territórios sonoros que desafiam os limites da música extrema”, lê-se no comunicado de imprensa. Trocando por miúdos, o split que apresentam agora é um mergulho profundo num universo de música ambiental obscura, de ruído industrial e electrónica pesada, evocando a sensação de uma banda-sonora perdida para um qualquer pesadelo distópico.
No lado do Cavalera, a peça «Neon Gods» cresce lentamente através de uma ambiência cinematográfica sombria, desenrolando-se num pesadelo sonoro de impacto forte. Entre camadas de drones pulsantes e ondas meditativas de estática, há momentos de puro terror sonoro, onde o ruído industrial se intensifica até atingir um clímax esmagador. “A «Neon Gods» é uma viagem sonora, com diferentes camadas de vibrações atmosféricas, do escuro à luz. É um prazer absoluto fazer este split com o Shane, poeque acredito que partilhamos muitas ideias semelhantes quando se trata de abrir a mente a diferentes estilos de som”, diz Iggor.
No lado oposto do disco, o Sr. Embury assina «Own Your Darkness», um tema onde o ambiental negro se funde com graves hipnóticos e linhas de sintetizador celestiais que se mantêm discretamente, mas sempre, à espreita. A música cresce e recua, num movimento constante que culmina num sentimento esmagador de desolação apocalíptica.
“Eu e o Iggor somos bons amigos há décadas, e este é um disco muito diferente para ambos, mas incrível!”, explica Shane Embury. “Foi uma experiência muito interessante, sendo a minha primeira incursão com o Solar 42, um excelente sintetizador para drones eternos de desespero. Tive também a ajuda do meu colega de longa data Russ Russell. À medida que continuo a minha jornada pessoal, torna-se essencial que possua a minha própria escuridão… daí o título. Todos precisamos de lutar pelo equilíbrio e acender uma luz na escuridão do ser.”
A colaboração entre os dois músicos surge de um longo percurso de experimentação para além do metal extremo. Iggor Cavalera, conhecido sobretudo pelo seu papel fundamental nos SEPULTURA, deixou a banda em 2006 devido a divergências artísticas, cinco meses após anunciar uma pausa para passar tempo com a sua família. Desde então, dedicou-se a diversos projetos, incluindo o duo de música eletrónica MIXHELL, ao lado da sua esposa Laima Leyton, e o projeto PETBRICK, que criou há seis anos com Wayne Adams (BIG LAD, DEATH PEDALS, JOHNNY BROKE). Ah, e actualmente anda também a revisitar os temas do passado com o irmão Max.
Já Shane Embury, baixista dos icónicos NAPALM DEATH, é um dos músicos mais prolíficos do metal extremo, colaborando com inúmeros projectos paralelos que vão do grindcore ao industrial, sempre expandindo as suas explorações sonoras. Portanto, para quem procura uma experiência sonora densa, desafiadora e imersiva, este lançamento promete ser uma viagem ao desconhecido. Não sendo apenas uma reunião de dois veteranos da música extrema, é também um testemunho da sua capacidade de reinventação e exploração criativa. Os formatos físicos estão disponíveis através da Cold Spring Records.
