A nova fase estética dos ICE NINE KILLS mistura horror, ficção científica e sátira digital. Já podes conferir o novo single em baixo.
Depois de se tornarem uma referência no metalcore de pendir mais cinematográfico com álbuns como «The Silver Scream» e «Welcome To Horrorwood», os ICE NINE KILLS estão prontos para atravessar o espelho — ou, neste caso, a matriz. O novo single, «The Great Unknown», marca uma viragem estética ousada, que troca os clichês do horror slasher pelo brilho distópico da ficção científica.
O resultado? Uma mistura entre The Matrix, teatro digital e metal moderno, onde o vocalista Spencer Charnas se transforma numa figura híbrida de Neo e agente duplo do caos. O vídeo oficial, lançado esta tarde, é uma produção da Silver Scream Studios e assume-se como um verdadeiro delírio cinemático que já podes ver em baixo.
Charnas, que já tinha sido surgido num teaser como uma entidade IA com intenções pouco claras, surge agora a invadir servidores, escapar de agentes vestidos a rigor e a praticar artes marciais em câmara lenta. A referência aos irmãos Wachowski é clara, mas os ICE NINE KILLS subvertem-na com o humor negro e o gosto pelo absurdo que lhes é característico. Num dos momentos mais marcantes do vídeo, o actor Terry Kiser (o inesquecível Bernie de Weekend at Bernie’s) retoma o papel de Jimmy Fling, numa cena final que sugere que o verdadeiro Spencer Charnas poderá ter sido substituído por um holograma.
Musicalmente, «The Great Unknown» não abandona as raízes da banda, mas introduz vários elementos que apontam para uma expansão de linguagem. Há batidas electrónicas ao estilo do final dos anos 90, efeitos glitch e uma secção instrumental que parece saída de um videojogo de combate futurista. Ainda assim, a veia melódica e teatral que caracteriza os ICE NINE KILLS mantém-se intacta, com o Sr. Charnas a optar por um registo vocal limpo, enquanto evoca a alienação moderna: “Disconnected from reality”, canta ele, antes de instigar o ouvinte a rejeitar a segurança ilusória da “pílula azul”.
Numa declaração oficial — escrita num tom deliberadamente artificial —, Charnas apresenta a canção como “um protocolo de expansão de género, orientado para os verticais da acção e da ficção científica”, acrescentando que “a «The Great Unknown» foi concebida para interagir com as actuais condições da simulação, à medida que as fronteiras entre o real e o artificial continuam a esbater-se.”
Para além do novo single, os ICE NINE KILLS anunciaram também a Hell Of A Summer Tour, que arranca já no próximo dia 10 de Agosto no Vibrant Music Hall, em Waukee, no Iowa. Nesta extensa rota, a banda conta com apoio dos Dayseeker, Kim Dracula e The Funeral Portrait e promete dar ainda mais força a esta nova era audiovisual dos ICE NINE KILLS — agora com ambições transdimensionais.
