Depois de várias actuações em Serralves, a instalação de João Onofre, Box Sized Die, vai “actuar” em Lisboa nos dias 15 de Fevereiro e 17 de Maio, na Culturgest, sempre pelas 22:30. O conceito da instalação é simples, um grupo local de death metal é colocado dentro de uma caixa de aço, na realidade um cubo, forrada interiormente com espuma, que a torna completamente à prova de som. Iniciada a actuação, a porta fecha-se e os músicos permanecem a tocar até o oxigénio rarear.
Esta instalação tem estado em diversas cidades, Porto e Londres foram duas delas. Konkhra, Avulsed, Gorod, Serial Butcher ou Unfathomable Ruination estão entre os nomes que viveram a experiência. Em Portugal, têm sido os HOLOCAUSTO CANIBAL a integrar a performance embora os pioneiros tenham sido os Sacred Sin, na primeira apresentação, a sul. Já a banda portuense materializou a experiência por duas vezes na Biblioteca Almeida Garret, 2013 e 2014, e no ano passado no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
“A sensação de estar aprisionado em 183 centímetros cúbicos de ferro completamente isolado acusticamente e com uma acentuada, e crescente, componente térmica ao longo da actuação, faz desta performance uma perfeita incubadora da mais agonizante asfixia claustrofóbica que possam imaginar”, comenta Zé Pedro, baixista do grupo. “Na verdade qualquer descrição que possa fazer fica muito aquém das sensações vividas no interior da caixa, onde iremos tentar ampliar o recorde de permanência na caixa, que de resto já nos pertence.”
Neste momento, o quarteto encontra-se em processo de composição do próximo álbum, existindo um outro trabalho a editar previamente ao álbum. Para lá destas actuações na Box Sized Die, o grupo vai ainda estar presente em diversos festivais, começando logo com o Moita Metal Fest a 6 de Abril. A 5 de Maio será a vez do Netherlands Deathfest IV, na Holanda, e no final desse mesmo mês estarão presentes no Fuck The Comerce XIII na Alemanha e estreiam-se na costa oeste americana, no Las Vegas Deathfest a 8 de Junho.