No player em cima já podes ver o vídeo-clip oficial para «Fork Tongue», dos suíços HEROD. O tema faz parte do alinhamento de «Sombre Dessein», o segundo registo de longa-duração do grupo oriundo de Vevey, que vai ser editado a 15 de Fevereiro pela Pelagic Records.
Em comunicado à imprensa, a banda — que não deve ser confundida com o projecto de metalcore norte-americano do mesmo nome — fala acerca do tema: “Quando o Michael Pilat (voz/guitarra) e o Pierre Carroz (guitarra) começaram a trabalhar nas letras, criaram um conceito baseado em ideias que o Pierre tinha coleccionado durante alguns meses.
Na altura, o Pierre esta a ler as obras de um filósofo francês chamado Michel Onfray, que o introduziu à ideia do fim inevitável da nossa civilização como uma tragédia grega. A dada altura, todos nós estudámos a história das civilizações antigas que entraram em colapso, mas é como se não pudéssemos encarar a ideia de que a nossa própria civilização, que começou há cerca de 2000 anos atrás, pudesse chegar ao fim.
Depois de um brainstorming, eles decidiram construir as letras à volta do conceito da ascensão e queda de um ditador, que é também uma piscadela de olho ao Rei Herodes. Em termos de design, o Pierre teve a ideia de fazer algo com base no documentário «Freightened» [aqui], que fala sobre o navio de carga que transporta 90% do que consumimos em condições desastrosas a nível social, económico e ambiental.”
Contando na sua formação com Michael Pilat, o vocalista dos THE OCEAN em «Precambrian», em «Fork Tongue» os HEROD contam com uma participação muito especial de Bill Steer, dos CARCASS. Gravado e misturado por Julien Fehlman, e posteriormente masterizado por Magnus Lindberg dos CULT OF LUNA, «Sombre Dessein» afirma-se como um álbum feito de riffs desconcertantes, padrões polirrítmicos complexos e, ao mesmo tempo, muito pesadões. A abordagem vocal bilíngue acrescenta um aspecto pouco comum, mas intrigante, à música de uma banda que urge descobrir.