PARKWAYDRIVE

O terceiro single de avanço para «Everest», o muito aguardado novo álbum dos HALESTORM, convoca a tempestade como símbolo de luta, legado e redenção feminina.

Após “abrirem” concertos para os IRON MAIDEN e BLACK SABBATH no Reino Unido, os HALESTORM estão de regresso com um novo hino de combate. Intitulado «Rain Your Blood On Me», o tema é já o terceiro single de avanço para «Everest», disco que será editado no próximo dia 8 de Agosto com selo Atlantic Records. Com um crescendo dramático e uma sonoridade que combina peso e emoção, o tema surge como uma declaração política e pessoal, enraizada na luta diária das mulheres e nos desafios da resistência colectiva.

Lzzy Hale, a carismática vocalista e guitarrista dos HALESTORM, não tem, de resto, quaisquer dúvidas em relação à carga simbólica do novo tema. “É o nosso grito de guerra”, diz ela, antes de recordar que o tema surgiu de forma quase espontânea: “Começou com um bater de pés às três da manhã e com um cântico — ‘rain your blood on me’. Nem sabíamos o que significava naquele momento, enquanto víamos o céu rasgar por entre o musgo em Savannah, na Georgia. Mas sabíamos que estava certo.”

A partir desse instante de inspiração quase xamânica, a música ganhou forma — guiada por uma letra que a timoneira dos HALESTORM descreve como “um poema que parecia formar-se sozinho, como uma história à espera de ser contada”. E que história é essa? É, segundo a própria, “uma nossa ode às mulheres. A marcha, a escalada, o cerrar dos punhos, o gritar das sirenes, o estilhaçar do vidro — é o nosso grito de guerra.”

Joe Hottinger, Arejay Hale e Josh Smith, os restantes elementos dos HALESTORM, são identificados por Lzzy como seus aliados nesta luta. Desta vez, não se trata apenas de uma canção, mas de um manifesto. “Tudo aquilo por que temos lutado até este momento está neste tema.” E, embora a vocalista reconheça que “podemos não vencer a guerra na nossa vida”, acredita no legado deixado: “Podemos passar a tocha às nossas filhas, para que iluminem o caminho.”

Musicalmente, «Rain Your Blood On Me» confirma o caminho que os HALESTORM têm vindo a trilhar ao longo da última década: uma fusão poderosa de hard rock contemporâneo, com guitarras densas, refrões orelhudos e uma entrega vocal que tanto ruge como emociona. Por seu lado, a produção envolvente vem sugerir que «Everest» pode muito bem ser o disco mais ambicioso da banda até à data — e um dos mais politicamente carregados.

A escolha do título «Everest» para o álbum também não parece inocente: uma metáfora clara para os desafios íngremes enfrentados por quem ousa resistir. Portanto, se «Rain Your Blood On Me» serve de prenúncio, podemos esperar um registo marcado por intensidade emocional, consciência social e um desejo inabalável de transformação. Recorde-se que este single se junta aos outros dois já conhecidos«Everest» e «Darkness Always Wins» — e reforça a expectativa em torno de um álbum que promete ser tão monumental quanto o nome indica.

Com o novo disco a aproximar-se, os HALESTORM parecem prontos para escalar mais uma montanha — não apenas a da indústria musical, mas também a de uma luta mais vasta, pela igualdade, pela expressão e pelo poder da arte como catalisador de mudança. E ao som de «Rain Your Blood On Me», é difícil não sentir que a tempestade está só a começar. Já podes conferir a capa e o alinhamento completo do novo álbum em baixo.

01. Fallen Star | 02. Everest | 03. Shiver | 04. Like A Woman Can | 05. Rain Your Blood On Me | 06. Darkness Always Wins | 07. Gather The Lambs | 08. WATCH OUT! | 09. Broken Doll | 10. K-I-L-L-I-N-G | 11. I Gave You Everything | 12. How Will You Remember Me?