Dois dos mais emblemáticos membros dos GUNS N’ ROSES, juntos num tema que combina rock progressivo e arte para angariar fundos e sensibilizar para a saúde mental.
DUFF MCKAGAN e SLASH, membros icónicos dos GUNS N’ ROSES, juntaram-se a Cesar Gueikian, CEO da Gibson, para lançarem a novidade «I Can Breathe», um single beneficente que alia a força do rock a uma causa solidária. Criada no âmbito da Gibson Band, colectivo rotativo de músicos dedicado a causas sociais, o tema pretende sensibilizar o público para a saúde mental e angariar fundos, sendo que todo o lucro gerado será doados à National Alliance On Mental Illness (NAMI), através da Gibson Gives, o braço filantrópico da famosa marca de instrumentos.
Descrita como uma peça épica de rock progressivo, a canção, que já podes escutar em baixo, combina a guitarra e o piano de Cesar Gueikian, a voz e as letras de Duff McKagan e, claro, os solos inconfundíveis de Slash,destacando-se por soar tão diferente do que estamos habituados a ouvir da dupla de músicos dos GUNS N’ ROSES. “Foi um grande prazer colaborar com o Cesar e toda a sua equipa“, diz McKagan, explicando que o projecto foi muito mais que uma experiência criativa.
“A abordagem musical e a inclinação progressiva do tema desafiaram-me de formas inéditas. No entanto, mais importante ainda, é poder contribuir para a sensibilização das pessoas sobre saúde mental… Isso é algo extremamente significativo para mim neste momento.” Slash, por seu lado, também se mostrou bastante entusiasmado com colaboração, destacando a química criativa que emergiu durante o processo. “O Cesar e o Duff trouxeram-me uma peça musical realmente muito interessante… Adorei o riff e a interpretação que o Duff fez vocalmente. Para muito ser sincero, senti-me em casa desde o início“, diz o guitarrista dos GUNS N’ ROSES num comunicado de imprensa.
Verdade seja dita, o impacto de «I Can Breathe» vai para além da música, integrando também uma forte componente artística. A capa do single foi criada por Serj Tankian, dos SYSTEM OF A DOWN, e baseia-se numa das suas pinturas de grande escala, sendo que o quadro original será leiloado, com uma guitarra Gibson Les Paul Standard personalizada, numa iniciativa promovida pela Julien’s Auctions.