“Essa arma não é minha” é daquelas frases que não queres mesmo dizer a um funcionário da alfândega. No entanto, foi assim que Axl Rose descartou este incidente ocorrido quando os GUNS N’ ROSES foram detidos ao entrar no Canadá.
Podia acontecer aos melhores, diriam alguns. No entanto, mesmo na colorida história de uma banda como os GUNS N’ ROSES, este episódio não deixa de ser algo caricato. A 15 de Julho de 2016, uma sexta-feira, a banda liderada por Axl Rose foi detida na fronteira do Canadá depois de ter sido descoberta que um dos elementos da entourage do grupo transportava consigo uma arma.
O incidente aconteceu quando os músicos cruzaram a fronteira vindos da Filadélfia, onde tinham tocado no dia anterior, segundo relatou um representante do grupo, que também tratou de explicar que a arma não pertencia a nenhum elemento da banda, mas sem entrar em grandes detalhes para além disso.
Axl Rose acabaria mesmo por comentar o ocorrido durante o espectáculo em Toronto, como podes conferir no vídeo em baixo. Logo antes de «Out Ta Get Me», Rose disse ao público: “Querem saber o que se passou? Sim, encontraram uma arma. Não fomos exactamente presos, mas ficámos detidos. As autoridades de imigração foram muito fixes, muito muito fixes, e compreenderam a situação. Vocês sabem como é, estas coisas acontecem — alguém pode esquecer-se que tem consigo uma porra de uma arma. Não, não era minha“.
Há uns meses, SLASH disse que os GUNS N’ ROSES estão a “tentar” fazer um novo álbum, e que está “a trabalhar” com os seus companheiros de banda “nesse sentido”. Numa entrevista ao Daily Star, o famoso guitarrista, que está a promover «Orgy Of The Damned», um disco a solo composto por faixas de blues com uma série de vocalistas convidados, foi questionado sobre a ausência de Axl e de Myles Kennedy, do seu novo álbum.
“Era uma coisa para mim, por isso não fazia estar a arrastar os meus colaboradores mais próximos“, disse o músico de 58 anos. “Os GUNS N’ ROSES estão a tentar fazer o seu próprio disco e estou a trabalhar com eles nesse sentido, mas isso não envolveu mais ninguém”, disparou SLASH de forma muito breve e sem alongar-se muito no assunto.
Os GUNS N’ ROSES não lançam um álbum desde «Chinese Democracy», de 2008, que, da formação clássica da banda, incluía apenas o vocalista Axl Rose. Como é do conhecimento geral, o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan reuniram-se com Axl em 2016 e desde então têm-se mantido na estrada e lançaram vários singles independentes – a saber, «Absurd» (estilizado «ABSUЯD»), «Hard Skool», «Perhaps» e, mais recentemente «The General». Apesar de insistentes rumores que já se fazem ouvir há anos, a banda não fez nenhum anúncio sobre um novo LP.
Os GUNS N’ ROSES lançaram um EP de quatro músicas, intitulado «Hard Skool», em Fevereiro de 2022. O disco, disponível exclusivamente na loja oficial da banda, continha as duas novas músicas que a banda lançou em 2021, o tema-título e «Absurd», bem como versões ao vivo de «Don’t Cry» e «You’re Crazy».
No ano passado, SLASH revelou que os GUNS N’ ROSES tinham estado a trabalhar outras faixas antigas dos GUNS N’ ROSES durante a pandemia. “Há um punhado dessas músicas que realmente preparámos e tocámos quando estávamos em lockdown”, explicou ele ao Trunk Nation With Eddie Trunk. “Esses ainda não foram lançados. Portanto, serão lançados. São muito bons também.“