GUANO APES

GUANO APES cancelam digressão — e também o concerto na Sala Tejo, em Lisboa

Os GUANO APES acabam de cancelar a ‘Free Your Monkey Tour 2025 2026′ e, consequentemente, o espectáculo marcado para o dia 7 de Dezembro na Sala Tejo da MEO Arena, em Lisboa.

O regresso dos GUANO APES a Portugal, anunciado para 7 de Dezembro de 2025 na Sala Tejo da MEO Arena, não irá concretizar-se. O concerto fazia parte da digressão Free Your Monkey Tour 2025 – 2026, que levaria a banda alemã a vários palcos europeus, mas que foi agora cancelada devido a problemas vocais de Sandra Nasić, comprometendo a capacidade do grupo de oferecer o espectáculo intenso e energético que se tornou a sua marca registada.

No comunicado oficial, os GUANO APES expressam o seu pesar, sublinhando que a decisão foi tomada apenas quando todas as alternativas se esgotaram. “Podem ter a certeza que esta decisão não foi tomada de ânimo leve. O cancelamento da digressão foi mesmo o último recurso. No entanto, adiar a digressão mais uma vez sem ter a certeza se ou quando poderia acontecer mais tarde não nos pareceu correto ou transparente”, lê-se na nota assinada como “Os vossos amigos, The Apes”.

A digressão era encarada pelos GUANO APES omo um momento especial, não apenas pelo regresso à estrada, mas também pela resposta entusiástica dos fãs. “Estávamos incrivelmente entusiasmados com esta digressão e foi fantástico ver quantos de vós queriam assistir aos concertos”, diz o grupo, recordando que, em várias datas, a procura obrigou a mudanças de local para salas maiores, mesmo ainda antes dos bilhetes esgotarem.

Para o público luso, este cancelamento representa uma quebra numa ligação que se consolidada ao longo dos anos. Desde a sua estreia em território nacional, no final da década de 1990, que os GUANO APES se destacaram como um dos nomes internacionais mais consistentes e acarinhados pelo público local, misturando influências de rock alternativo, nu-metal e funk numa sonoridade própria. Concertos como os de 2000, nos Coliseus de Lisboa e do Porto, ou as várias passagem pelos maiores festivais de verão, ajudaram a cimentar uma base de fãs fiel e intergeracional.

Relativamente aos bilhetes adquiridos para a data de Lisboa, a Prime Artists informa que o reembolso vai estar disponível a partir de hoje, quarta-feira, dia 13 de Agosto, por um período de 60 dias, devendo ser solicitado directamente no ponto de venda original. No seu comunicado, os GUANO APES lamentam o incómodo causado e explicam que a prioridade é a saúde e a recuperação da vocalista: “A saúde está em primeiro lugar e temos de dar tempo suficiente para a recuperação, de modo a estarmos novamente aptos para os espectáculos ao vivo”.

Num tom que reflete bem a relação de proximidade com os fãs, os quatro músicos asseguram que a sua filosofia passa por oferecer sempre atuações intensas e completas: “Cada um de nós dá sempre 100% em palco. Neste momento, infelizmente, isso não é possível, e não seria justo para vocês se não pudéssemos dar o espectáculo enérgico a que estão habituados e que merecem absolutamente”.

Apesar do cancelamento, os GUANO APES deixam claro que não se trata de um adeus, mas sim de uma pausa necessária para garantir que o próximo encontro com o público luso seja tão marcante como os anteriores. “Esperamos continuar a contar com o vosso apoio e lealdade”, concluem, reforçando que o vínculo criado com os fãs portugueses permanece intacto.