Os portugueses GROG, nome mítico do nosso underground e líderes incontestáveis do death/grind que por cá se produz, são os grandes vencedores da edição de 2019 da W:O:A Metal Battle Portugal, a competição que levará uma banda portuguesa ao maior festival de metal do mundo, o WACKEN OPEN AIR, na Alemanha.
A concurso estavam também os Roädscüm e os Diabolical Mental State, que actuaram na SWR Arena perante uma plateia muito, muito composta, com o público a aproveitar o feriado de 25 de Abril para correr em massa à vila milhota de Barroselas, onde se realiza o SWR — Barroselas Metalfest.
A mais recente disco do quarteto lisboeta chama-se «Ablutionary Rituals», sendo o primeiro lançamento do grupo em seis anos e descrito pelo Nelson Santos, de entre outras formas, como “mais que apenas gore; é a filosofia da morte levada ao extremo“.
Composto por catorze temas, ao longo de 40 minutos, este é o quarto longa duração da banda que já celebrou duas décadas após a infame estreia, «Macabre Requiems». A exemplo do anterior «Scooping The Cranial Insides», este mais registo tem edição Murder Records sendo que, desta vez, o death/grind brutal do quarteto formado por Pedro Pedra, Ivo Martins, Rolando Barros e Alexandre Ribeiro assenta num conceito em que a realidade se mistura com a ficção.