A 67.ª cerimónia anual dos GRAMMY AWARDS acontece no próximo dia 2 de Fevereiro de 2025.
A lista de nomeados para a edição de 2025 dos Grammy Awards foi finalmente revelada hoje, sexta-feira, dia 8 de Novembro, e os fãs de metal têm motivos mais que suficientes para celebrarem (isto é, se ainda se não ao trabalho de ligar a este tipo de coisa). No que toca à Best Metal Performance, destacam-se logo os três gigantes do género, GOJIRA, JUDAS PRIEST e METALLICA, bem acompanhados por dois nomes mais recentes e em ascensão, os SPIRITBOX e KNOCKED LOOSE, que trazem uma salutar dose de diversidade (e uma nova energia) à lista.
Os prestigiados franceses GOJIRA, famosos pela inovação musical e pelo apelo ambiental nas suas letras, foram nomeados com «Mea Culpa (Ah! Ça ira!)». O tema, interpretado em colaboração com a cantora de ópera Marina Viotti e com Victor Le Masne, ganhou especial atenção após a impressionante actuação da banda liderada pelos irmãos Duplantier na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, no Verão passado, que marcou uma estreia histórica para o metal no maior palco desportivo do mundo.
Duas bandas lendárias, ambas com presença no Rock & Roll Hall Of Fame, também marcam presença na lista de nomeados. Os britânicos JUDAS PRIEST, com a poderosa «Crown Of Horns», do LP «Invincible Shield», e os titãs METALLICA, com o tema «Screaming Suicide», de «72 Seasons», voltam a competir, e reforçam o legado que têm vindo a construir no metal ao longo das últimas décadas.
A categoria fica completada com duas bandas emergentes, que têm conquistado rapidamente um lugar na cena musical de peso: os canadianos SPIRITBOX, com a intensa «Cellar Door», e os norte-americanos KNOCKED LOOSE, que, em colaboração com Poppy, apresentaram «Suffocate». A cerimónia de entrega dos 67.º Grammy Awards está marcada para o dia 2 de Fevereiro e terá lugar na Crypto.com Arena, em Los Angeles, com transmissão em direto pela CBS. Podes consultar todos os candidatos e as categorias no site oficial dos Grammy Awards.