“Estou orgulhoso porque tive de trabalhar no duro para encontrar algo nesse tema”, explica o líder e mentor dos GOJIRA.
Joe Duplantier, dos GOJIRA, foi um dos convidados do segmento ‘Music Ruined My Life’ do Rock Show With Daniel P Carter da BBC Radio 1, uma rubrica em que vários artistas discutem a música que lhes mudou a vida e tecem considerações sobre as suas próprias canções. A entrevista — gravada durante a passagem dos titãs franceses no festival Bloodstock em 2018, incluiu Duplantier a reflectir sobre a sua introdução ao metal através do «Ride The Lightning», dos grandes METALLICA (“Fiquei obcecado com aquela introdução“, diz ele sobre a «Fade to Black») e da música brutal de bandas icónicas do death metal, como MORBID ANGEL ou DEATH.
Mais tarde na entrevista, o líder e mentor dos GOJIRA foi questionado sobre qual a música que mais se orgulha de ter escrito. O inovador luminar do metal escolheu «Low Lands», de «Magma», de 2016. “Passei dois meses a trabalhar aquelas nas linhas vocais dessa música. Foi regravada seis ou sete vezes antes de ser concluída. No entanto, prevaleci. Não desisti.”
O músico continuou depois a detalhar o processo de escrita do tema: “Foi um desafio logo desde o momento em que criámos aquele groove estranho na bateria com Mario“, disse o cantor e guitarrista, imitando a percussão do seu irmão mais novo.
“É uma abordagem estranha. Depois, temos um riff no final que é muito aberto, que quase podia ser de uma canção dos Muse.” Depois de muito lutar com a composição, Joe diz que quase a cortou do álbum, mas que Mario acabou por convencê-lo a continuar a trabalhar até chegar à versão final. “Estou orgulhoso dessa canção porque tive de trabalhar no duro para encontrar algo“, afiança o vocalista, guitarrista e principal compositor dos GOJIRA. A entrevista pode escutada aqui, mas está atrás de uma paywall.