Os progressistas franceses GOJIRA acabam de lançar um vídeo-clip oficial, realizado por Charles De Meyer, para a canção «Amazonia». O tema faz parte do alinhamento do novo álbum da banda, «Fortitude», que será lançado a 30 de Abril pela Roadrunner Records. O sucessor de «Magma», de 2016, foi gravado e produzido pelo guitarrista e vocalista Joe Duplantier no Silver Cord Studio — que é a sede do grupo francês em Ridgewood, Nova Iorque — e misturado por Andy Wallace, famoso pela sua associação a bandas como NIRVANA, RAGE AGAINST THE MACHINE e SEPULTURA, entre outros. As receitas geradas por «Amazonia» serão doadas à Articulation of Indigenous Peoples of Brazil (APIB), que defende os direitos ambientais e culturais das tribos indígenas da Amazónia.
Numa entrevista recente à revista britânica Kerrang!, o vocalista e guitarrista Joe Duplantier falou sobre a ideia por trás do poderoso título de um álbum que, verdade seja dita, vai ser editado numa altura em que o mundo parece estar a desabar ao nosso redor. “Fortitude é o que temos de mostrar”, diz Joe. “É o que precisamos abraçar. É o que precisamos para estar num mundo onde tudo é incerto — até mesmo no futuro próximo. Desde o início desta banda, promovemos a compaixão contra a competição e o amor contra o ódio. O objectivo do «Fortitude» é inspirar as pessoas a serem a melhor versão de si mesmas e a serem fortes de qualquer forma.“
Ao longo da conversa, que pode ser lida na íntegra aqui, o músico admite ainda que começou a ficar “pessimista em relação ao futuro da humanidade há alguns anos“. “Embora haja um despertar e muitas pessoas estejam a tentar melhorar-se a si mesmas, sinto que estamos a retroceder“, continua Joe, que tem raízes em Évora. “Quando vês o [agora ex-] presidente norte-americano na televisão a dizer que não sabe se o aquecimento global é real, quando falas com um amigo que dá aulas num liceu e ele te diz que alguns dos seus alunos não têm certeza se o Hitler era um personagem de um filme ou alguém que realmente existiu… Isso são coisas que podem parecer incrivelmente desanimadoras. Estou um pouco esgotado, um pouco cansado.“
01. Born For One Thing
02. Amazonia
03. Another World
04. Hold On
05. New Found
06. Fortitude
07. The Chant
08. Sphinx
09. Into The Storm
10. The Trails
11. Grind