Depois de ontem termos antevisto um possível anúncio para breve, os franceses GOJIRA acabam de anunciar que vão lançar o seu muito esperado novo álbum, intitulado «Fortitude», no próximo dia 30 de Abril pela Roadrunner Records. Hoje, a banda partilhou também o primeiro single do disco, «Born For One Thing», que está disponível no player em cima e em todas as plataformas de streaming. O tema surge acompanhado por um vídeo-clip oficial, que foi realizado Charles De Meyer, tendo sido gravado na França e na Bélgica. Disponível para pré-encomenda a partir de hoje, «Fortitude» é o primeiro álbum do grupo francês em cinco anos e sucede a «Magma», de 2016. A capa, da autoria de Joseph Duplantier, e o alinhamento do álbum podem ser vistos em baixo.
“Temos de começar a praticar o distanciamento de tudo, começando pelas coisas reais“, diz Joseph Duplantier sobre a mensagem anti-consumista da música, que foi parcialmente inspirada nos filósofos tibetanos e tailandeses que leu durante a sua juventude em França. “Ter menos bens e dar aquilo de que não precisamos, porque um dia teremos de deixar ir tudo; caso contrário vamo-nos transformar em fantasmas presos entre as dimensões da existência.” Gravado e produzido por Duplantier no Silver Cord Studio (o estúdio dos GOJIRA, situado em Ridgewood, Queens, nos Estados Unidos) e misturado por Andy Wallace (famoso pela sua associação aos NIRVANA e RAGE AGAINST THE MACHINE, entre muitos outros), «Fortitude» é apresentado como “uma colecção de canções que incitam a humanidade a imaginar um novo mundo — portanto, façam-no acontecer“.
Depois de meses de especulação, uma vez que era público que estavam em estúdio a trabalhar num novo disco, ontem os músicos franceses actualizaram as suas redes sociais com novo teaser bem misterioso. Na caixa de comentários no Facebook, os fãs apontaram prontamente que a imagem continha onze símbolos, o que podia significar um alinhamento de onze novas canções para ouvir em breve. Além disso, rapidamente se chegou à conclusão que um dos símbolos, o que parece com um planeta, sugeria a inclusão da já conhecida «Another World» no disco. Agora, comprava-se que essa teoria estava efectivamente correcta.
O tema o terceiro do alinhamento, foi lançando originalmente como um single autónomo durante o Verão de 2020. “Fernão de Magalhães disse uma vez: ‘É com uma vontade de ferro que embarcamos no mais ousado de todos os empreendimentos, para enfrentar o futuro sombrio sem medo e conquistar o desconhecido’.“, elaborou o sempre críptico Joe Duplantir, guitarrista, vocalista e mentor da banda, aquando do lançamento de «Another World». “A humanidade está condenada ou vamos sobreviver à ira da natureza? Dêem uma olhadela ao nosso futuro sombrio enquanto assistem à nossa visão do Planeta dos Macacos de 1968… Um outro mundo!”. O tema foi acompanhado por um clip animado, que pode ser visto aqui, realizado pela dupla Maxime Tiberhgien e Sylvain Favre, com uma mensagem ameaçadora e futurista que serve como uma luva para ilustrar com a letra da canção.
01. Born For One Thing
02. Amazonia
03. Another World
04. Hold On
05. New Found
06. Fortitude
07. The Chant
08. Sphinx
09. Into The Storm
10. The Trails
11. Grind